dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Opinião: Quem troca seu voto é ladrão e corrupto também

Nestes dias que antecedem as eleições municipais em Santarém, ao mesmo tempo em que os candidatos fazem suas campanhas eleitorais cheias de promessas e currículos pessoais, tanto o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA), quanto o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral alertam os eleitores paraenses para a responsabilidade do voto no dia 7 de outubro. 
O rádio e a televisão repetem a todo instante que voto não tem preço, mas tem consequência. Eleitor que pede favor a candidato ou que troca seu voto por algum benefício recebido, é desonesto. A honestidade é marca de uma pessoa moral, que leva a sério sua dignidade. Sabe que político é para ser cumpridor de sua missão pública e não uma profissão desonesta e oportunista.

O eleitor honesto tem consciência de que seu voto vai contribuir para alguém administrar o município por quatro anos com justiça e responsabilidade e, portanto, um candidato que aceitar negociar voto de eleitor é desonesto e não fará boa administração, porque quem é desonesto no pouco, certamente será desonesto no muito do seu cargo.

Daí, o eleitor que não pede favor, não troca seu voto, pode até seu candidato não ser eleito, mas sabe que o seu voto foi um dever de cidadão cumprido e pode dormir em paz.

Além disso, tem toda moral para exigir do político eleito, que cumpra com seu dever no cargo que ocupa e denunciar o incompetente e desonesto.

Embora hoje a política tenha decaído tanto na questão ética, e por isso, o Comitê Anticorrupção, em aliança com a Justiça Eleitoral, esteja atento para colocar fora da política todo candidato corrupto, principalmente será a consciência moral dos eleitores, que vai determinar nas próximas eleições municipais, se os eleitos são os mais qualificados por honestidade e competência, ou se a corrupção vai degradar ainda mais nos próximos quatro anos. Está escrito na bíblia: “Que seu sim seja SIM e seu não, seja NÃO”.
Votar é um dever cidadão que supõe consciência moral.
Quem troca seu voto é ladrão e corrupto também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente