dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nova suspeita de compra de votos

Autor(es): Sergio Ramalho
Em Silva Jardim, PF faz operação; TJ afasta vereadores e secretárias
A descoberta de um suposto esquema de compra de votos em Silva Jardim levou o Tribunal de Justiça do Rio a determinar ontem o afastamento de três vereadores e de três secretárias de governo de seus cargos, entre eles Márcia Valéria Xavier, mulher do prefeito Marcello Cabreira Xavier, o Zelão, e chefe do Gabinete Civil.
Segundo as investigações, o esquema visava beneficiar as campanhas à reeleição do prefeito, do presidente da Câmara Municipal, Flávio Brito, o Flávio de Dezinho (PSC) e de dois outros vereadores.
Os suspeitos, com exceção do prefeito, que tem direito a foro especial, tiveram as prisões pedidas à Justiça. Mas como a legislação eleitoral não permite a decretação de prisões 15 dias antes do pleito, o TJ determinou o afastamento das funções e concedeu 34 mandados de busca e apreensão, cumpridos ontem na Operação Arreica da Polícia Federal.
A ação mobilizou 120 homens, que apreenderam cerca de R$ 20 mil, além de documentos e computadores na casa de Zelão, em gabinetes da prefeitura e da Câmara e em nove empresas supostamente ligadas ao esquema. De acordo com as investigações, o dinheiro usado para a compra de votos viria das firmas, que prestam serviços à prefeitura e à Câmara Municipal. As investigações indicam que o grupo fraudava licitações no município para contratá-las a fim de irrigar o esquema de compra de votos. O pagamento era feito com dinheiro ou com promessa de emprego.

Fonte: O Globo / Portal ClippingMP - 28/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente