dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 22 de setembro de 2012

Juro baixo, hora de pensar na portabilidade da dívida

 Consumidor deve aproveitar disputa entre bancos para lucrar com renegociação do crédito
por:  Aline Salgado / Pablo Vallejos
 Rio -  Quem fez um financiamento há um ano ou há apenas quatro meses deve aproveitar o bom momento dos juros em queda e renegociar a dívida. A estratégia é lucrar com a acirrada competição entre bancos e migrar a pendência financeira para instituição com taxas menores.
Para ajudar o cliente nessa batalha, O DIA preparou um ranking com as taxas mais vantajosas — que incluem juros e tarifas — aplicadas por bancos em empréstimo pessoal. O destaque é o consignado, crédito com desconto direto em folha oferecido a aposentados e pensionistas do INSS e servidores do Estado do Rio. É importante comparar as ofertas e, em seguida, apresentar a pesquisa ao banco onde se tem a dívida.

“Fale com o gerente e indique que pode encerrar a conta. Infelizmente, a melhor forma de negociar com o banco é ameaça. Dependendo da dívida, esse trabalho pode compensar”, orienta o economista da Fundação Getúlio Vargas, Daniel Plá.

PORTABILIDADE
O consumidor também deve se manter firme no caso de uma negativa para o pedido de renegociação do financiamento ou se a proposta apresentada for pouco vantajosa. Para o coordenador de estudos econômicos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Miguel de Oliveira, a saída nesses casos é apelar para a portabilidade.

“O consumidor deve procurar o banco concorrente e pedir para que ele compre sua dívida, negociando juros menores. Sempre é bom fazer essa negociação. Com corte de juros, é ainda mais propício”, avalia o especialista.
NA HORA DA NEGOCIAÇÃO
TAXAS
Cuidado, a taxa efetiva de juros nem sempre é aquilo que se pensa que vai pagar. O consumidor deve pedir um detalhamento ao gerente de quanto são os juros, as tarifas embutidas e por quanto tempo vai se pagar a dívida.

PORTABILIDADE
O consumidor consciente deve sempre jogar com a competição entre bancos. Quanto mais fizermos isso, mais os juros cairão. Engana-se quem pensa que é preciso ser cliente antigo do banco para levar a dívida de outro para lá. As instituições financeiras se comunicam entre si. Logo, elas têm acesso fácil a seu histórico.
AVALIAÇÃO
Ter uma ficha limpa junto às instituições financeiras não é garantia certa de renegociar dívidas com o banco ou ter a migração aprovada. Bons clientes são também aqueles que costumam movimentar bastante dinheiro e usufruem de uma considerável carteira de serviços, como títulos de capitalização, consórcio, cheque especial, cartão de crédito e previdência complementar.
CASADA
No momento da negociação, o consumidor deve ficar atento à venda casada. Isto é, não deve aceitar que o gerente imponha a aquisição de serviços — como um seguro — em troca da compra da dívida ou da redução de juros. A imposição é crime previsto em normativa do Banco Central.

COMPROMETIMENTO
Usar 30% do orçamento para o pagamento de dívidas é aceitável, mas não o recomendado. O saudável, segundo economistas, é comprometer apenas 15%.
Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente