dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Emergentes em risco

O crescimento dos países emergentes será posto em risco caso as nações avançadas continuem em desaceleração, alertou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI), ao divulgar um relatório sobre a situação da economia no mundo. Ao comentar o estudo, o economista Abdul Abiad disse que a instituição está "cautelosamente otimista" com a economia brasileira. Segundo ele, o país está entre aqueles que têm espaço para implementar políticas pró-crescimento para reanimar o nível de atividade.
O FMI disse que políticas melhores ao longo de mais de uma década em mercados emergentes e em desenvolvimento fortaleceram essas economias e as equiparam melhor para lidar com choques econômicos, mas enfatizou que elas não são imunes a problemas internos ou externos.
De acordo com o relatório, o aumento nos fluxos de capital, a rápida expansão de crédito e os altos preços de commodities, fatores que ajudaram a gerar forte crescimento em economias emergentes, também são propensos a interrupções súbitas. "Não há garantia de que a calma relativa de que se aproveitaram economias emergentes ao longo dos últimos dois anos continuará", disse Abdul Abiad.
China
Sinais de que a desaceleração na demanda global está prejudicando o crescimento da maior parte das economias em desenvolvimento já são evidentes, como a produção manufatureira recuando e a queda na confiança do empresariado. Em julho, o FMI já havia reduzido suas projeções de crescimento para Brasil, Índia e China. Nesta semana, para tentar interromper o esfriamento da economia e evitar um grave problema bancário, o banco central chinês injetou 365 bilhões de iuanes (US$ 57,92 bilhões) nos mercados monetários. Foi a maior injeção semanal da história. A medida visou impedir uma crise de liquidez no curto prazo nos bancos comerciais, afetados pela diminuição dos fluxos de recursos externos.
Fonte: Correio Braziliense - 28/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente