dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Royalties: corrida para derrubar veto

Autor(es): Fernanda Krakovics
BRASÍLIA e RIO Os estados não produtores tentarão aprovar hoje requerimento de urgência para apreciar os vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo. Eles estão mobilizados para derrubar os vetos à mudança no rateio dos royalties nas áreas já licitadas. Mesmo que o pedido de preferência seja acolhido, a votação não será hoje, e sim em uma sessão a ser marcada. Até lá, o governo trabalhará pesado num entendimento para evitar a derrubada. Parlamentares de Rio, Espírito Santo e São Paulo pretendem obstruir a sessão de hoje, pois querem manter a decisão presidencial que prevê o respeito aos contratos em vigor.
Uma das possibilidades cogitadas pelo governo para resolver o impasse é um acordo no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Na última sexta-feira, os secretários estaduais de Fazenda discutiram proposta para restabelecer o pacto federativo, que abrange desde uma nova divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE) à redistribuição dos royalties do petróleo, incluindo a revisão das dívidas dos estados e a unificação das alíquotas interestaduais do ICMS para acabar com a chamada guerra fiscal. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), cobrou empenho dos governadores na negociação para evitar a derrubada dos vetos:
- Temos que ver se os governadores vão encampar, porque aí deixaria de ser uma proposta técnica e viria para uma instância política. A reunião do Confaz é uma esperança no fim desse túnel. É preciso que os governadores tenham consciência de que precisam dar um passo, inclusive o nosso queridíssimo governador do Rio, Sérgio Cabral.
O requerimento de urgência será apresentado por parlamentares representantes dos 24 estados não produtores. Se for aprovado, os vetos referentes à distribuição dos royalties passarão à frente de outros 3.060 vetos presidenciais na fila. Há sete anos, o Congresso não derruba um veto presidencial.
- Amanhã (hoje) nós vamos ter sessão do Congresso, e o que tenho notícia é que os líderes vão apresentar um pedido de urgência. Uma vez que ele seja aprovado, evidentemente que vai ter que ser colocado em votação - afirmou o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP).
Deputados e senadores dos estados produtores tentarão impedir a votação do requerimento. Eles não devem marcar presença, para derrubar o quórum, e lançarão mão de artifícios regimentais para obstruir a sessão.
- A pressão é muito grande, mas se os parlamentares do Rio, Espírito Santo e São Paulo estiverem fechados, e tiverem o apoio de mais alguns, terá de haver uma mobilização muito grande para derrubar os vetos - disse Braga.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que, se os vetos forem derrubados, o Estado do Rio entrará no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de liminar para garantir os recursos para 2013. A discussão como um todo também irá para o STF, com os estados produtores sustentando que a mudança na distribuição dos recursos dos poços já licitados é quebra de contrato.
Menos de uma semana depois de anunciar ter encontrado óleo leve de boa qualidade em águas ultraprofundas no litoral de Sergipe, a Petrobras anunciou ontem à noite outra descoberta na mesma região. O poço, no chamado pós-sal, está a 105 quilômetros do município de Aracaju, na costa do estado de Sergipe, a 2.328 metros abaixo do nível do mar. Essa é a quinta descoberta de petróleo feita pela Petrobras este ano na bacia Sergipe-Alagoas.
Fonte: O Globo - Portal ClippingMP 11/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente