dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dilma e Barbosa estão entre os mais influentes da terra

Cinco brasileiros entre personalidades do ano
Autor(es): DIEGO ABREU

24/12/2012


Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, Gisele Bündchen, Graça Foster e a policial fluminense Pricilla Azevedo fazem parte da lista do El País

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, aparece ao lado da presidente Dilma Rousseff, da modelo Gisele Bündchen e da presidente da Petrobrás, Graça Foster, na lista das cem personalidades do ano, divulgada ontem pelo jornal espanhol El País. O quinto brasileiro incluído na premiação é uma surpresa: a policial militar Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. Ela foi listada como um dos principais líderes iberoamericanos do ano de 2012 ao lado de Joaquim e Dilma. Foster está na categoria de políticos, enquanto Gisele, na de estrelas.
O El País grafou o nome da policial como Patrícia, mas é possível notar que a homenagem foi dirigida a Pricilla. A publicação ressalta a história de superação da comandante, que, com "senso de justiça", chegou à função. Segundo o jornal, ela recebeu no Dia Internacional da Mulher uma homenagem da primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, pela relevância do trabalho que exerce.
O periódico também destacou o perfil do primeiro ministro negro da história da Suprema Corte brasileira. Joaquim Barbosa ganhou notoriedade no cenário internacional por ser o relator do processo do mensalão. Encerrado na semana passada, o julgamento teve como resultado a condenação de 25 acusados de participarem de um esquema de desvio de verbas públicas destinado à compra de apoio político ao primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Corrupção é citada
"Sua história de superação e profundo senso de justiça servem hoje de inspiração às novas gerações de brasileiros", destaca o El País. De acordo com reportagem publicada pelo periódico, Joaquim Barbosa "não tremeu o pulso na hora de propor duras condenações contra os que foram íntimos colaboradores de Lula". A publicação observa ainda que a trajetória do ministro marca um antes e depois na história da Justiça brasileira.
Em relação à presidente Dilma Rousseff, o El País ressalta que 2012 foi bom para a "poderosa presidente" e ruim para o Brasil. O jornal observa que Dilma está presente nas principais listas das mulheres "mais poderosas, admiradas e célebres do mundo". Destaca ainda que o Brasil enfrentou escândalos de corrupção a granel e que o país notou que explorar o petróleo da camada de pré-sal será mais caro e demorado do que o governo imaginava.
Os líderes escolhidos pelo jornal estão divididos em categorias, entre as quais políticos, estrelas, esportistas e pesquisadores. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, aparece em primeiro na relação dos 13 líderes mundiais, que incluiu Dilma e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Fonte: Correio Braziliense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente