dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Despedida a Niemeyer leva milhares de pessoas ao Palácio do Planalto

Polícia Militar do Distrito Federal estima que o número de visitantes chegou a 5 mil até o final do velório, às 20h (Foto: Raphael Ribeiro)
Marcado por aplausos de brasilienses emocionados, o cortejo com o corpo de Oscar Niemeyer chegou na tarde desta quinta-feira (6) para ser velado no Palácio do Planalto, monumento projetado pelo próprio arquiteto. Mais de 2,5 mil pessoas aguardavam há mais de duas horas para ter a oportunidade de se despedir do mestre das linhas curvas. A Polícia Militar do Distrito Federal estima que o número de visitantes chegou a 5 mil até o final do velório, às 20h. A previsão é de que o corpo volte para o Rio de Janeiro ainda hoje, por volta das 21h.


"Brasília chora por Niemeyer o mesmo choro sentido e saudoso dos órfão", diz Agnelo (Foto: Josemar Gonçalves)
Coberto pela Bandeira Nacional, o caixão foi levado pela rampa do Palácio do Planalto por cadetes da Guarda Fúnebre da Polícia Militar e acompanhado pelos Dragões da Independência, guarnição responsável pela guarda do palácio presidencial. Ele foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff e a viúva do arquiteto, Vera Lúcia Niemeyer. As duas se emocionaram ao ver o corpo.
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire, também lamentou a perda (Foto: Marcelo Sayão/EFE)
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, e o vice-governador, Tadeu Filippelli, estiveram presentes ao velório para cumprimentar a viúva de Niemeyer, assim como os demais familiares.

"Brasília tem uma identidade muito forte com Niemeyer e as inúmeras obras deixadas por ele. A melhor forma de homenageá-lo é preservar esse patrimônio e oferecer qualidade de vida à população de Brasília", afirmou Agnelo Queiroz. O governador decretou luto oficial de sete dias, no Distrito Federal, em memória de Oscar Niemeyer.

Assim que o caixão chegou, o cerimonial do Palácio do Planalto pediu um minuto de silêncio em homenagem ao famoso arquiteto. Por mais de 40 minutos, o velório foi restrito aos familiares e amigos mais próximos de Niemeyer. Depois das 16h40, a população foi liberada para prestar as últimas homenagens ao arquiteto. Enquanto isso, uma fila quilométrica se estendeu à frente do Palácio do Planalto e pela Praça dos Três Poderes, esperando para se despedir de Niemeyer.
Ana Lúcia, neta do arquiteto, dá o último adeus ao avó na tarde desta quinta-feira (6) no Palácio do Planalto (Foto: Andressa Anholete)
 Para a neta do arquiteto, Ana Lúcia Niemeyer, a quantidade de pessoas presentes no Palácio foi surpreendente. "Nós, da família, estamos gratos pela homenagem. Foi uma surpresa esse número de pessoas, o que mostra o quanto ele era querido", disse Ana Lúcia, comovida.

Rio de Janeiro – Na capital fluminense, o corpo será velado no Palácio da Cidade. A cerimônia será aberta ao público apenas a partir das 8h desta sexta-feira (7). Às 16h de amanhã, está previsto um ato ecumênico no mesmo local. A previsão é de que o sepultamento ocorra por volta das 17h30, no Cemitério São João Batista.

Autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo também estiveram na cerimônia. O vice-presidente Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o presidente do Senado, José Sarney; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, compareceram entre outras autoridades.
Fonte: Agência Brasília/clicabrasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente