dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mercosul ajusta ofertas de acordo comercial que serão apresentadas à UE

22/09/2015 18h15
Brasília
Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil
O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, disse hoje (22) que os ministros de Relações Exteriores e de Comércio do Mercosul repassaram pela manhã, em Assunção, os temas pendentes para a próxima reunião com os técnicos da União Europeia, que ocorrerá na capital paraguaia nos dias 1º e 2 de outubro.

Os dois blocos estão negociando um acordo de livre comércio e deverão fazer a troca de ofertas comerciais até o fim do ano. A apresentação tem de ser simultânea e chegou a ser negociada em 2013 e 2104, mas não prosperou.

“No dia de hoje validamos o trabalho que vem sendo feito pelo grupo na negociação entre União Europeia e Mercosul e preparamos as instruções para que tenhamos um avanço acentuado nas próximas reuniões do grupo técnico”, afirmou, em nota, o chanceler paraguaio.

Representando o Brasil, participaram da reunião de hoje os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Em junho, durante reunião com a comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmström, e representantes do Mercosul, em Bruxelas, as autoridades reafirmaram a importância de aprofundar e ampliar a relação entre os dois blocos.

Para o ministro Armando Monteiro, será possível cumprir o cronograma e iniciar a troca de ofertas no prazo acordado - o último trimestre deste ano. “No Mercosul, temos percebido que as posições estão bastante convergentes”, disse Monteiro, também por meio de nota.

Segundo o ministro, a troca de ofertas entre os dois blocos é sinal de amadurecimento comercial e permitirá que, de fato, o acordo de livre comércio se concretize. “Sem dúvida, é um avanço nas relações comerciais entre os dois blocos.”

Edição: Armando Cardoso

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente