dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cúpula da ONU que pretende definir novas metas de desenvolvimento começa hoje

25/09/2015 06h55
Nova York
Da Agência Lusa



Sede da Organização nas Nacões Unidas em Nova York, local onde ocorrerá a cúpulaEPA/Matt Campbell/Agência Lusa/Direitos Reservados

A Cúpula das Nações Unidas que vai definir a nova agenda para o desenvolvimento sustentável e para o combate à pobreza no mundo começa hoje (25), em Nova York, com a participação de um número recorde de líderes mundiais.

Na Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá durante três dias, em Nova York, estarão presentes cerca de 150 chefes de Estado e de Governo, que representam três quartos de todos os membros das Nações Unidas.

A cúpula pretende fixar pela primeira vez objetivos únicos para nações ricas e em desenvolvimento, para países do Norte e do Sul, todos com a meta comum e principal de acabar com a pobreza extrema e retomar os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM – oito, no total), que foram aprovados no ano 2000 e que tinham como prazo final este ano.

Os novos objetivos, 17 no total, vão desde o combate à pobreza, acesso a água potável, acesso à educação, até a energia acessível a todos ou as comunidades sustentáveis.

Entre esses 17 objetivos, estão 169 metas, cujo cumprimento será medido com cerca de 300 indicadores que a ONU elaborou para determinar como as nações estão cumprindo as promessas feitas.

A nova agenda, que estará em vigência até 2030, é de cumprimento voluntário.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente