dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 26 de setembro de 2015

Em cúpula da ONU, Raúl Castro defende fim do embargo dos Estados Unidos

26/09/2015 19h37
Atlanta (Estados Unidos)
Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil

Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos Estados Unidos, 
Barack Obama, restabeleceram relações entre os países suspensas
desde 1961 Arquivo Agência Brasil
O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou hoje (26) que o embargo dos Estados Unidos é o principal obstáculo para o desenvolvimento da ilha caribenha. "O bloqueio econômico e financeiro contra Cuba persiste por mais de meio século e causa danos e privações ao povo cubano", disse, durante discurso na Cúpula das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Ele elogiou o empenho do presidente norte-americano, Barack Obama, para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e a reabertura das respectivas embaixadas em Washington e Havana, mas destacou que o embargo precisa ser retirado.

"O embargo afeta não só o povo cubano, mas também outras nações por causa de seu alcance extraterritorial, bem como cidadãos e empresas norte-americanas", disse. "Essa política [o embargo] é reprovada por 188 países-membros das Nações Unidas que querem o seu fim", acrescentou.

Raúl Castro afirmou que, apesar das dificuldades, o país cumpriu os objetivos de Desenvolvimento do Milênio – que agora serão substituídos pela Agenda 2030. Além disso, segundo ele, o país cooperou com outros países em vários setores.

O embargo econômico é um dos últimos entraves no restabelecimento pleno das relações entre Cuba e Estados Unidos. A suspensão da medida depende da aprovação de uma lei pelo Congresso norte-americano, que vem se mostrado resistente à ideia.

Na última semana, o papa Francisco visitou Cuba e agora, durante a visita aos Estados Unidos, defendeu a revisão do embargo.

Edição: Talita Cavalcante

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente