dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Rio: estudantes protestam contra mudanças em linhas de ônibus

24/09/2015 22h12
Rio de Janeiro
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

Estudantes e ativistas políticos protestaram contra as mudanças que a prefeitura do Rio vai fazer, a partir de outubro, em linhas de ônibus da cidade. Durante um debate na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), hoje, eles criticaram as medidas, que vão acabar com 19 linhas e dez deixarão de ligar diretamente a zona norte às praias da zona sul.

Contra as mudanças, is estudantes marcaram uma manifestação para o próximo dia 1º de outubro. Eles sairão da Candelária e percorrerão as principais ruas do centro da cidade. O ato está sendo chamado de Não Vai ter Extinção de Busão.

“Essa política é contraditória porque nem todas as pessoas das favelas e do subúrbio têm o bilhete único. É um processo racista, um projeto higienista pré-Olimpíadas, e para o verão”, disse Fabrício Mangue, aluno de ciências sociais e membro da organização Pare o Aumento.

Segundo José Abrahão, integrante do Movimento Passe Livre, a redução de linhas de ônibus vem ocorrendo desde 2010 por causa da implantação dos chamados BRTs, ônibus articulados que circulam em faixas exclusivas. Segundo ele, isto vai desempregar motoristas e cobradores.

“Quem ganha com isso são os empresários. Vai gerar desemprego dos rodoviários. Querem ter mais lotação de ônibus, com mais tarifas sendo pagas. Vão cortar linhas da [Favela da] Maré”, disse.

O estudante de filosofia Jean Ilg disse que a iniciativa da prefeitura está ligada à política de revistar jovens pobres e negros que vão às praias, principalmente nos fins de semana. “Essas medidas são um ataque ao trabalhador que mora longe da praia”, afirmou.

A prefeitura se pronunciou, por meio da assessoria da Secretaria de Transportes. O órgão negou que o plano aumente a exclusão e a desigualdade Informou que 80% dos passageiros já usam o bilhete único, que garante gratuidade, dentro do período de duas horas e meia, no uso de dois transportes.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é racionalizar o serviço de transporte e que atualmente 64% das linhas de ônibus se sobrepõem em 80% dos trajetos. O prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar que serão retirados das ruas cerca de 700 ônibus, aumentando a velocidade nos corredores e diminuindo a poluição atmosférica. Os detalhes do novo plano de transporte serão divulgados em uma entrevista à imprensa, na próxima semana.

Edição: Aécio Amado

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente