dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Tumulto em peregrinação a Meca deixa pelo menos 150 pessoas mortas e 400 feridas

24/09/2015 06h55
Mina (Arábia Saudita)
Da Agência Lusa


Peregrinação a Meca reúne milhares de muçulmanos EPA/Amel Pain/Agência Lusa/Direitos Reservados

Pelo menos 150 pessoas morreram e 400 ficaram feridas num tumulto durante peregrinação hoje (24) a Meca, no Vale de Mina, na Arábia Saudita, anunciaram hoje os serviços sauditas da defesa civil.

As operações de socorro estão em curso. As autoridades informam que “até o momento há 150 mortos e mais de 400 feridos”. O número pode subir, e ainda não se sabe o que causou a correria desordenada dos peregrinos.

Na terça-feira (22), milhares de muçulmanos iniciaram a caminhada para o Vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.

Este ano, a peregrinação para a cidade santa de Meca é marcada pela tragédia que ocorreu há 10 dias. Um acidente com uma grua que caiu no interior da grande mesquita de Meca provocou a morte a 107 pessoas e ferimentos a 238.

Quase 2 milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, enquanto ainda decorre a guerra da Arábia Saudita, no Iêmen, e a violência jihadista aumenta em alguns países muçulmanos.

A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos deverão ser capazes de realizá-la pelo menos uma vez na vida.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente