dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 26 de setembro de 2015

Proposta brasileira para a COP21 será uma boa meta, diz Dilma

25/09/2015 20h15
Brasília

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) que será “uma boa meta” a proposta nacional de redução de emissões de gases de efeito estufa que será levada, em dezembro, à 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), em Paris.

Dilma anuncia as metas nacionais domingo (27), durante discurso na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

“O Brasil sempre dá sua contribuição. É uma meta numérica. É bom a gente lembrar que somos um país muito especial nessa área. Reduzimos em 82% o desmatamento. Temos uma matriz energética que tem hidrelétricas[energias] solar, eólica e de biomassa. Nosso plano agrícola e pecuário prevê todo um financiamento para agricultura de baixo carbono”, afirmou Dilma a jornalistas no hotel onde está hospedada, em Nova York.

Pela manhã, Dilma assistiu ao discurso do papa Francisco na sede da Organização das Nações Unidas.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores, ministro Raphael Azeredo, a presidenta apresentará os principais aspectos da contribuição brasileira.

“O documento que o Brasil apresentará é ambicioso e inovador. O Brasil conduziu amplas consultas à sociedade civil organizada e aos atores econômicos [para elaborar o texto]”, acrescentou Azeredo em coletiva no Itamaraty na quarta-feira (23).

Hoje àtarde, Dilma teve encontro bilateral com o presidente do Irã, Hassan Rohani, para discutir temas de interesse comercial e investimentos. “O ministro [do Desenvolvimento] Armando Monteiro fará uma visita para construir uma oportunidade de reunir os empresários iranianos e brasileiros. Eles demonstraram interesse por investimentos do Brasil no Irã e se dispuseram a fazer parcerias e investimentos no Brasil e trocas comerciais em todas as áreas”.

* A matéria foi alterada às 20h56 para inclusão de novas informações

Edição: Armando Cardoso


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente