dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo colombiano e Farc anunciam acordo de paz em Havana

23/09/2015 22h34
Havana
Da Agência Lusa
Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc Timoleón Jiménez apertam as mãos na frente do presidente cubano Raúl Castro
Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, cumprimentam-se em frente ao presidente de Cuba, Raúl CastroAlejandro Ernesto/EPA/Agência Lusa
O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram na noite desta quarta-feira (23) um importante acordo sobre a necessária transição jurídica para acabar com o conflito de décadas.

O acordo contempla ainda a entrega das armas pelas Farc num prazo de 60 dias. Santos afirmou que o acordo de paz vai ser assinado no máximo “dentro de seis meses”.

A leitura do comunicado do acordo foi feita na presença das delegações das duas partes, dirigidas pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e pelo líder das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri, também conhecido como Timochenko.

O acordo prevê a criação de um tribunal especial para a paz, conforme anunciaram hoje, em Havana, representantes de Cuba e da Noruega, países fiadores das negociações.

O Estado colombiano concederá uma ampla anistia aos delitos políticos, ficando de fora os crimes que, na legislação colombiana, estejam tipificados como sendo de lesa-humanidade, genocídio ou graves crimes de guerra.

Edição: Armando de Araújo Cardoso

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente