dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Porto Rico, o 51º estado dos EUA

Autor(es): GABRIEL WALKER
No mesmo dia em que os norte-americanos foram às urnas para reeleger Barack Obama, os porto-riquenhos também compareceram nos centros de votação, mas com objetivo diferente. Após 114 anos como Estado Livre Associado dos Estados Unidos, cerca de 54% dos votantes decidiram quebrar o status quo, e 61% se mostraram a favor de transformar o território no 51º estado americano, de acordo com dados da Comissão Estatal Eleitoral de Porto Rico.

O resultado da votação não garante que a ilha caribenha será incorporada aos Estados Unidos. Desde o último ano, Obama havia se posicionado a favor do plebiscito e da decisão da maioria dos porto-riquenhos. Agora, o próximo passo é enfrentar o Congresso americano, que dará o voto final.

O plebiscito foi dividido em duas etapas. Os eleitores da ilha escolheram, primeiro, se preferiam manter a relação com os Estados Unidos. Na segunda parte, decidiram entre se tornar um Estado independente, ser unificado como 51º estado norte-americano ou se tornar uma "associação livre soberana", o que permitiria mais autonomia em comparação à situação atual.

Gabriel Morales, assessor do Senado porto-riquenho, votou com a maioria. “Optei por transformar Porto Rico em um estado americano. Isso vai garantir que sejamos tratados como iguais”, explicou ao Correio.

“Eu acredito que seria melhor para nós manter o status quo. Votei, também, pela opção de associação livre soberana, porque nos permitiria firmar mais acordos com outras nações, isso poderia ajudar Porto Rico, principalmente nossa economia”, disse o consultor de recursos humanos Amir Bechara.

Porto Rico também decidiu na terça-feira o próximo governador. Em disputa acirrada, o democrata Alejandro García Padilla derrotou o republicano Luis Fortuño, que buscava a reeleição.

Desde que se tornou independente da Espanha, em 1898, a ilha de Porto Rico é controlada pelos Estados Unidos. Em 1917, a população se tornou cidadã americana, mas os residentes na ilha não têm direito a voto para a Presidência e sua representatividade no Congresso é limitada.

114 anos
Período em que Porto Rico foi um Estado Livre Associado dos Estados Unidos
Fonte: Correio Braziliense - 08/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente