dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Forças Armadas iniciam Operação “Atlântico III” nas Regiões Sul e Sudeste do País

NDCC “Almirante Saboia” um dos meios navais empregados na operação

Teve início em 19 de novembro, a Operação “Atlântico III”, sob a coordenação do Ministério da Defesa. A operação que tem como propósito realizar exercícios em conjunto entre Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Cerca de 10 mil militares, estão em campo realizando atividades operacionais, de apoio à população e adestramentos nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


A operação abrange uma área marítima dentro da “Amazônia Azul” e parte do território nacional, com foco nas linhas de comunicação marítima das Regiões Sul e Sudeste e na defesa de estruturas estratégias, como portos, refinarias e usinas hidrelétricas e nucleares, além do controle de área e tráfego marítimo, missões de interceptação, defesa de costa, patrulha marítima, transporte aéreo logístico, defesa antiaérea e coordenação e controle do espaço aéreo. O propósito é manter a constante preparação para a defesa dos recursos do mar e das estruturas estratégicas do Brasil.

Diversos meios estão empregados na operação, entre eles, dois navios escolta, dois navios de apoio, dois submarinos, três navios-patrulha e seis helicópteros da Marinha do Brasil. O Exército está participando com 96 viaturas leves, 101 viaturas de transporte, nove viaturas blindadas e nove ambulâncias. A Força Aérea Brasileira disponibilizou quatro aeronaves de ataque, cinco aeronaves de patrulha, cinco aeronaves de transporte e um helicóptero.

Militar simula um ataque antiaéreo

O Comando da Operação está a cargo do Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Comandante de Operações Navais (CON). A autoridade tem contado com o apoio de um Estado-Maior Conjunto, composto por Oficiais e Praças das três Forças Armadas. Estes militares estão concentrados na Escola Naval, localizada no Rio de Janeiro, de onde são enviadas todas as coordenadas dos exercícios que estão acontecendo nas cinco regiões do País.
Para o Almirante Max, este tipo de Operação conjunta é muito importante para aprimorar a interoperabilidade entre as três Forças Armadas. “Realizaremos exercícios no mar, no ar e na terra”.

Alte Esq Max (ao centro) entre outras autoridades 

das Forças Armadas em coletiva de imprensa

Esclarecimentos à imprensa

No dia 21 de novembro, foi realizada uma coletiva de imprensa, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, com intuito de prestar esclarecimentos à mídia dos diversos veículos de comunicação, sobre a Operação “Atlântico III” e contou com as presenças do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; do Comando-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do Comandante da Força Terrestre Componente Leste, General-de-Divisão José Alberto da Costa Abreu; do Comandante da Força Aérea Componente, Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos; e do Subchefe de Comando e Controle do Ministério da Defesa, General-de-Divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho.

Fonte: Nomar Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente