dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Rio lança documento para garantir mais qualidade em projetos cicloviários

22/09/2014 22h57
Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
A prefeitura do Rio lançou hoje (22), durante o 4º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2014, o Caderno de Engargos, que faz parte das ações que compõem a política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transportes no Rio. A intenção do documento é definir padrões para a elaboração e execução de projetos cicloviários com boa qualidade e segurança ao ciclista.

O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio da Gerência de Programa Cicloviário da secretaria, o GT Ciclovia, incluindo a participação de integrantes de órgãos municipais e representantes da sociedade civil, como a Associação Transporte Ativo  e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

Para a secretaria, com as orientações do Caderno de Engargos será possível estabelecer dimensões e sinalizações e indicar os materiais apropriados. A elaboração do documento faz parte do Programa Rio, Capital da Bicicleta, que incentiva o uso da bicicleta como importante meio complementar aos transportes de massa para pequenas e médias distâncias. Segundo a administração municipal, o Rio tem a maior malha cicloviária do país, com 371 quilômetros de extensão.

Amanhã, a programação do 4º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2014, que integra a Semana do Dia Mundial Sem Carro, prevê debates com a participação de especialistas estrangeiros e nacionais. Em discussão estará o desafio da mobilidade urbana e a consolidação da Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas nas Cidades.

O desenvolvimento de projetos de bicicletas públicas que se espalharam pelo Brasil e a integração do transporte com o metrô também serão analisados. Uma das convidadas para as palestras é a ex-secretária de Transportes da cidade de Nova York e atual  diretora de Transportes da Bloomberg Associates, Janette Sadik-Khan.

A programação do encontro começou ontem (21) com o tradicional passeio de bicicleta no Aterro do Flamengo e hoje houve um passeio técnico pelas ruas de Copacabana, na zona sul do Rio.



Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente