dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Povos indígenas e clima serão discutidos antes da 69ª Assembleia Geral da ONU

22/09/2014 05h51
Atlanta (EUA)
Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Graça Adjuto
A três dias da abertura da 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima quarta-feira (24) em Nova York, serão realizados três eventos simultâneos sobre Povos indígenas, Clima e População. O primeiro deles, a Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas começa hoje (22) com a apresentação de um relatório sobre a situação dos povos indígenas na América Latina, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Amanhã (23), os países-membros da ONU se reúnem para a Cúpula do Clima. Hoje também será realizada uma sessão da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento.

A Cepal apresenta nesta segunda-feira o documento Os Povos Indígenas na América Latina. O relatório será divulgado, em entrevista coletiva, pela secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena. O documento mostra dados demográficos sobre a população indígena latino-americana, informações sobre acesso à saúde, educação e outros indicadores de desenvolvimento.

Além disso, segundo a Cepal, ele apresenta uma análise sobre as conquistas das políticas regionais para os indígenas, aponta os desafios sobre a participação política deles e o respeito aos direitos coletivos desses povos.

Simultaneamente à Conferência Mundial Indígena, a ONU promoverá hoje uma Sessão sobre População e Desenvolvimento, Todos os eventos ocorrem na sede das Nações Unidas, em Nova York. Na quarta-feira (24), começa a 69ª Assembléia Geral da ONU e, conforme a tradição mantida desde a primeira conferência em 1947, o Brasil abrirá o debate geral.

A presidenta Dilma Rousseff deve viajar esta semana para Nova York.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente