dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 20 de setembro de 2014

França ataca grupo Estado Islâmico e Turquia abre fronteiras para curdos

19/09/2014 17h49
Brasília
Da Agência Lusa
Aviões da França atacaram hoje (19) estruturas do grupo radical Estado Islâmico (EI) no Iraque. A França é o primeiro país a se juntar aos Estados Unidos na campanha aérea contra o grupo, que tenta controlar regiões estratégicas para financiar projeto de recriar o califado, forma islâmica de governo, extinta em 1924. O califado representa a unidade política do mundo islâmico e sobrepõe a ideia de pertencimento nacional, de extinção das fronteiras e de imposição da sharia, a lei islâmica.

“Esta manhã, nossos aviões Rafale fizeram um primeiro ataque contra depósito logístico dos terroristas da organização, no Nordeste do Iraque”, informou a Presidência da França. Acrescentou que o alvo foi completamente destruído e que outras operações serão executadas nos próximos dias. Os aviões franceses iniciaram missões de reconhecimento no Iraque no começo da semana. Partiram de uma base instalada desde 2009 nos Emirados Árabes Unidos, a 30 quilômetros de Abu Dhabi. Nessa base, o país tem seis caças Rafale, aproximadamente mil soldados e um porta-aviões. Ontem, o presidente François Hollande afirmou que não haverá ataques na Síria, outro país onde o EI atua.

Por conta do conflito no Nordeste da Síria, o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, anunciou a abertura da fronteira do país para cerca de 4 mil curdos que fugiram dos ataques do EI. Nativos da região conhecida como Curdistão, que abrange áreas do Irã, Iraque, Síria, Turquia, Armênia e Azerbaijão, com 500 mil quilômetros quadrados, os curdos falam idioma próprio, têm população superior a 26 milhões de pessoas e representam o maior grupo étnico sem estado do mundo.

Desde quarta-feira, milhares de curdos sírios que fugiram dos ataques do Estado Islâmico começaram a se concentrar próximo à fronteira com a Turquia. Inicialmente, as forças turcas reforçaram a segurança na fronteira e impediram a entrada dos curdos, em sua maioria mulheres e crianças. Davutoglu disse que determinou a distribuição de ajuda humanitária aos deslocados.

Entretanto, na manhã de hoje, com o aumento da tensão no posto de fronteira, com 100 turcos de etnia curda exigindo a entrada dos refugiados, o governo acabou cedendo e mudando a posição inicial. Antes, chegou a haver confronto entre curdos turcos e a polícia, que recebeu pedradas dos manifestantes e respondeu com gás lacrimogênio e canhões d'água.

“Acolhemos 4 mil irmãos”, anunciou o primeiro-ministro turco, durante viagem ao Azerbaijão. “As entradas começaram agora, mas o número pode aumentar. Daremos o que eles necessitarem. É uma missão humanitária”, disse. Apesar de receber refugiados e afirmar que seu governo tem o compromisso de ajudá-los, Davutoglu ressaltou que a prioridade é entregar ajuda em território sírio. Atualmente, a Turquia acolhe 1,5 milhão de refugiados da Síria, que, antes do Estado Islâmico, abrigava vários confrontos internos.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente