dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Equipe econômica reduz pela metade previsão de crescimento do PIB

22/09/2014 18h06
Brasília
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade
Pelo terceiro bimestre seguido, a equipe econômica reduziu a previsão oficial de crescimento da economia. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, divulgado a cada dois meses pelo Ministério do Planejamento, a estimativa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) caiu de 1,8% para 0,9%.

A estimativa para a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 6,2%. Apesar da alta do dólar, o relatório prevê que a taxa média de câmbio fechará 2014 em R$ 2,29, sem mudança em relação ao documento anterior.

Apesar de o relatório ser divulgado pelo Ministério do Planejamento, as estimativas para a economia são de autoria da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Os parâmetros são usados para projetar as receitas e as despesas do governo nos próximos meses.

Mesmo com a queda do PIB, as projeções para a economia continuam mais otimistas que as do mercado financeiro. Segundo a última edição do boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central, os analistas de mercado acreditam que o PIB crescerá apenas 0,3% em 2014 e que o IPCA encerrará o ano em 6,3%.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente