dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Navio da Esperança: cura da dor e presentes para ribeirinhos

Corumbá - Para quem mora a quilômetros e quilômetros da cidade, à beira do Rio Paraguai, a chance de curar dores e receber presentes está na embarcação de apelido óbvio: Navio da Esperança.

Comandado pelo capitão-tenente Marcelo Pinto Werneck, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano leva atendimento médico, odontológico, brinquedos, roupas e palestras aos moradores das margens do Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense
.

Nesta segunda-feira, a embarcação atendeu 100 pessoas no Porta da Manga, que fica a 62 quilômetros da área central de Corumbá. O atendimento integra a operação Ágata 6, realizada nas áreas de fronteira do País, pela Marinha, Exército e Aeronáutica
.

Maria Ferreira de Oliveira, 32 anos, foi uma das pessoas atendidas. Mãe de quatro filhos – 17 anos, nove, cinco e sete meses -, ela fez os exames durante as gestações com profissionais da Marinha, as crianças foram vacinadas também pelos funcionários federais e hoje ela aproveitou para colocar o atendimento médico em dia
. A filha mais velha está grávida de nove meses.

Maria elogia o trabalho e diz que se não fosse isso, a comunidade não teria atendimento constantemente. “Para ir para Corumbá é longe, a gente não tem condições”. Além do Navio da Esperança, os ribeirinhos recebem atendimento de serviço da Prefeitura.

O pescador Ednaldo Henrique Paixão, 50 anos, mora no Porto da Manga desde 1974 e recebe atendimentos da Marinha. Nesta segunda, ele procurou o navio porque estava com dores no peito há três dias. “É muito difícil para ir para Corumbá. O que eles fazem é bom porque aqui tem muita criança”, disse.


Somente na operação Ágata, a meta é fazer de 450 a 500 atendimentos, no total. Em toda a ação, são três navios da Marinha fazendo o trabalho: um em Mato Grosso do Sul e dois na Amazônia.


Rotina – O Navio da Esperança leva atendimento constantemente aos ribeirinhos, e não somente em operações especiais, como foi o caso desta segunda-feira, no Porto da Manga.


Neste ano, a embarcação já ‘estacionou’ na Barra de São Lourenço, Baía do Castelo e Paraguai Mirim. Já foram distribuídos quatro mil medicamentos, doados 20 quilos de roupas e brinquedos.


“Além de reduzir incidência de crimes de fronteira, fazemos ação cívico-social. O ribeirinho vê no Navio da Esperança a oportunidade de consultar e viver melhor”, declarou o capitão-tenente Marcelo Pinto Werneck
.

O Navio da Esperança fica de um a dois dias nas comunidades, dependendo da necessidade. A média é de retorno da embarcação a cada dois meses
.

Patrulhamento –
Além da atender a ribeirinhos, a Marinha também é responsável pela fiscalização nos rios. No Rio Paraguai, são oito, um deles o Navio Fluvial Paranaguaçu, comandado pelo capitão-de-corveta Maurício Leite, com 42 tripulantes.

“A gente fiscaliza a documentação da embarcação e a carga. Verifica a procedência e, se for o caso, encaminha ao órgão competente”.


A fiscalização conta com apoio de um helicóptero, que repassa informações aos tripulantes dos navios

Fonte: Campo Grande News / Sinopse do Comando da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente