dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Energia solar no Brasil será competitiva antes de 2020

23/10/12- 18:50

A energia solar deve se tornar competitiva no Brasil antes de 2020 e ser inserida na matriz elétrica brasileira, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

O presidente da EPE entende que a energia solar vai ter um papel importante na matriz mundial no futuro, mas alerta que não é preciso ter pressa.

"Um leilão de solar para o ano que vem não está sendo considerado agora", disse ele a jornalistas. "O Brasil não tem razão para acelerar esse processo e fazer o consumidor pagar mais caro (pela energia solar). A gente pode esperar 2, 3 ou 4 anos até a fonte ficar mais competitiva", adicionou.

Tolmasquim ainda se mostrou contra a posição de empresários do setor e do Operador Nacional do Sistema (ONS) que defendem a realização de leilões regionais de energia.

"Ninguém até agora me provou que vai ser vantajoso ao consumidor", declarou ele ao frisar que com menos competidores na disputa, a tendência é que o preço da energia fique mais caro em um eventual leilão regional.

Fonte: Reuters / Brazil Modal

Um comentário:

  1. A energia solar é vantajosa se faz a comparação certa: menos impacto ambiental, a realização a curto prazo, geração perto da demanda e sem altos custos de transmissão. Metade do custo de produzir energia a base de combustivel (apartir de hoje no nordeste UTEs produzem 40% da energia elétrica porque tem falta de agua nas hidroelétricas). Tambem faz bem vender petrólio e biocombustível no mercado global em vez de subfrturar no mercado nacional para dizer que a energia de combustivel é mais barata. Energia solar é uma fonte renovavel, assim o preco vai diminuir com a inflação. Depois da amortização o preço da energia solar é uma das mais baratas das energias renovaveis. A entrada da indústria traz empregos e tecnologias inovadoras.
    Sr. Tolmasquim, para ter uma prova que a energia solar é vantajosa precisa realizar leilões.

    ResponderExcluir

comente