dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dilma diz que quer tornar o País uma potência da pesca

Autor(es): RAFAEL MORAES MOURA , VANNILDO MENDES
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que seu governo tem por objetivo transformar o imenso potencial pesqueiro do Brasil em atividade econômica competitiva e lucrativa, passando o País da condição de importador para exportador. "Nossa ambição é transformar o Brasil numa potência pesqueira mundial", disse a presidente no lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, no Palácio do Planalto. Hoje o País ocupa a 23.ª posição no ranking da produção e gasta U$ 1,2 bilhão anual com importações de pescado.
Segundo a presidente, o País tem 8 mil quilômetros de costa, as maiores reservas de água doce do planeta e mesmo assim vive o paradoxo de importar peixe, embora coma pouco. O consumo per capita do brasileiro, conforme o Ministério da Pesca, é de 9,8 quilos de peixe ao ano, 30% menos que o mínimo recomendado pelo Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), de 12,5 quilos. Para atender a essa demanda mínima, o Brasil precisaria produzir 600 mil toneladas a mais. "Precisamos romper o descompasso entre nosso potencial e o dinamismo da nossa produção."
O Plano Safra prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiros. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, quando o País atingiria a autossuficiência. "Recursos não vão faltar se esses recursos forem gastos de forma produtiva e efetiva. Vamos fortalecer a atividade pesqueira no Brasil", garantiu Dilma. Ela disse que as linhas de crédito do Pronaf, para agricultores familiares, agora também vão beneficiar pescadores.
Entre as ações, está prevista a liberação de linhas de crédito com juros mais baixos, prazos de carência e limites maiores, assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores e aquicultores. Com o plano, o governo também pretende resgatar 100 mil famílias da pobreza. Segundo o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, hoje metade dos pescadores brasileiros depende do Bolsa Família. De acordo com o ministro, o País tem cerca de 1 milhão de pescadores.
Fonte: O Estado de S. Paulo - 26/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente