dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins”realiza sua primeira comissão de levantamento hidrográfico

No período de 11 a 23 de setembro, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”.realizou a sua primeira comissão de Levantamento Hidrográfico (LH), na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.

O local escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi o Rio Amazonas, nas proximidades da cidade de Macapá (AP). A área levantada possui uma extensão de aproximadamente 12 milhas náuticas e serve de rota para a passagem de navios mercantes, sofrendo significativas alterações de profundidade. Para a realização do LH, o AvHoFlu “Rio Tocantins” utilizou o ecobatímetro de casco monofeixe de dupla frequência Kongsberg EA-400 e o posicionador DGPS C-Nav RTG, além de contar com o apoio logístico da Capitania dos Portos do Amapá.


Construído pelo estaleiro da Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza (CE), o AvHoFlu “Rio Tocantins” é o primeiro de uma classe de quatro navios, tendo sido incorporado à Marinha do Brasil em 27 de julho de 2012, passando a ser subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Norte (SSN-4). Destina-se à execução de LH em águas interiores da Bacia Amazônica, com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias da região.

Fonte: NOMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente