dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MINUTO A MINUTO: O 2º debate entre Obama e Romney

23h39 – O debate termina. O último encontro entre os dois candidatos será no dia 22. Leia a transcrição completa do debate de hoje (em inglês).
23h38 – Obama afirma que dizer ser preciso criar empregos não deve ser a única responsabilidade de um presidente. “Acredito que todos (cidadãos) devam jogar segundo as mesmas regras”. O presidente afirma que todos devem ter as mesmas oportunidades, o que, consequentemente, vai melhorar a economia.
23h37 – A última pergunta do debate: como vocês acreditam que os eleitores os veêm como homens e candidatos? Romney afirma ser católico e, por isso, considera que cada pessoa deve cuidar do próximo.
23h34 – Obama afirma que é preciso investir em manufatura de alta tecnologia, para liderar essa economia.
23h33 – A moderadora questiona os candidatos: como trazer as empresas para os EUA se a manufatura é mais barata na China? Romney responde afirmando que a China não “joga limpo”.
23h30 – Obama afirma que é preciso criar empregos nos EUA e que as taxas no país estão muito altas, o que permite que empresas mudem para a China.
23h29 – “Quero tornar a América o lugar mais interessante para atrair empregos”, diz Romney.
23h28 – A próxima pergunta é: como vocês planejam trazer os empregos de volta aos EUA e mantê-los aqui?
23h27 – Lúcia Guimarães: Se o próximo debate é exclusivamente sobre Política externa, Obama sai hoje em boa forma, acredito.
23h25 – Obama lembra da importância de se investir na educação para que todos, “independente de sua aparência” tenham uma oportunidade nos EUA, o que ajuda na redução da violência.
23h23 – Lúcia Guimarães: Obama diz: “Acredito na Segunda Emenda, no direito de caçar”. O presidente lembra a tragédia de Aurora. “Quero diminuir a violência banindo armas de assalto”. Ele aproveita a pergunta sobre armas e fala bem sobre violência.
23h22 – O candidato republicano afirma que é preciso aumentar as oportunidades das crianças e jovens para afastá-los da violência.
23h21 – Romney afirma que não é a favor de novas políticas sobre o porte de armas no país e nem que tirar as armas dos cidadãos.
23h20 -  A próxima pergunta se trata da venda de armas nos EUA. O presidente afirma que é preciso tirar as armas dos bandidos e que armas desenvolvidas para soldados não devem ser destinadas a civis.
23h19 – Lúcia Guimarães: “Afinal alguém pergunta sobre porte de armas, para Obama”.
23h19 – Lúcia Guimarães: Obama está mais agressivo. Obama: “A sugestão de que qualquer pessoa na minha eqpe faça política com a tragédia é ofensiva. Não é o que eu faço como presidente”.
23h15 – A moderadora lembra que a Secretária de Estado Hillary Clinton assumiu nesta terça-feira toda a responsabilidade pelo episódio de Benghazi. Obama responde: “Ela trabalha para mim. Eu sou o presidente e sempre sou responsável. Por isso, ninguém mais do que eu quer saber exatamente o que aconteceu”
23h13 – Romney critica o fato de o presidente, um dia após a morte do embaixador dos EUA na Líbia, ter viajado para cumprir sua agenda de campanha.
23h12 – Obama diz que vai atrás do que realmente ocorreu na Líbia e punir os culpados. “Saiba que eu vou cumprir o que digo”. O presidente lembra que cumpriu tudo o que prometeu na área de segurança internacional.
23h10 – A próxima pergunta se trata da segurança dos diplomatas, lembrando a morte de Stevens em Benghazi. Obama afirma que os diplomatas norte-americanos são pessoas competentes fazendo um trabalho importante em situações perigosas.
23h09 – Veja imagens do segundo debate presidencial:
23h05 – Romney e Obama discutem sobre as políticas para imigrantes.
23h02 – O candidato republicano afirma que é preciso reduzir a imigração ilegal. Obama afirma que fez progresso nessa área ao facilitar que imigrantes consigam documentos e permaneçam de forma legal no país.
23h01 – A próxima pergunta é: o que fazer pelos imigrantes que não possuem o green card e são uma força da economia americana?
22h58 - Romney afirma que Obama não é capaz de cumprir o que promete e cita o aumento do déficit.
22h55 – Obama responde dizendo que está cumprindo todas as promessas que pode. O democrata lembrou que Osama Bin Laden foi morto e que em seu governo há o trabalho por uma reforma de saúde.
22h54 – A próxima pergunta é direcionada para Obama: “o que o presidente fez para merecer meu voto?”
22h53 – Romney diz: “Bush e eu somos diferentes”, mas pisa em ovos, não pode insultar Bush, fala da relaçao com árabes (petróleo). O comentário é da colunista Lúcia Guimarães.
22h52 – Obama rebate dizendo que os tempos enfrentados por Bush eram difíceis, mas que era possível adotar outras medidas.
22h50 – Romney afirma que “os tempos são outros” e que ele não vai adotar as mesmas medidas do presidente Bush. O candidato republicano foca em questões econômicas e enfatiza que vai investir em pequenas empresas.
22h46 – A próxima pergunta, direcionada a Romney, é: “qual a principal diferença entre você e Bush?”
22h45 – Obama diz que é essencial que as mulheres tenham as mesmas oportunidades do que os homens e “é  por isso que eu tenho trabalhado como presidente.”
122bce705e334e4fa67219f92ef3a7cf_122bce705e334e4fa67219f92ef3a7cf_0.jpg
22h42 – Romney afirma que nos últimos quatro anos as mulheres perderam empregos e diz que é preciso ter uma economia mais forte.
22h41 – Lúcia Guimarães: Obama lembra a mãe e a avó. Defende a lei que assinou por igualdade de salários. As mulheres cada vez mais sustentam a família.
22h39 - O presidente parece um candidato diferente daquele do primeiro debate, partindo para o ataque com mais força, inclusive com ataques pessoais contra o republicano Romney.
22h38 – Próxima pergunta se trata da diferença de pagamento para homens e mulheres.
22h37 – Lúcia Guimarães: Obama falou bem sobre impostos. “Se temos obrigação moral de reduzir déficit, ricos têm que contribuir mais”.
22h37 – Chacra: “Obama estava indo bem, mas peca ao apenas atacar Romney. Os dois seguem péssimos.”
22h36 – O candidato republicano critica o déficit americano. “O presidente disse que cortaria o déficit pela metade e, ao invés disso, o déficit dobrou.”
22h34 – Obama critica mais uma vez a postura de Romney dizendo que ele afirma que irá reduzir os impostos, mas não explica como.
22h31 – Romney rebate dizendo que está focado em criar mais empregos nos EUA.
22h30 – Obama lembra o primeiro debate com Romney e acusa o republicano de ter apresentado uma filosofia diferente sobre redução de impostos, de não concordar com o corte de impostos para a classe média.
22h27 – Obama afirma que seu governo tem como um dos focos a classe média e por isso tem diminuído os impostos para essa classe.
22h25 – Lúcia Guimarães: Romney repete que não vai aumentar imposto para classe média , acusa Obama mas não dá detalhes.
22h24 – A eleitora Mary Eileen Follano faz uma nova pergunta, sobre impostos. “Como vão eliminar as deduções que afetam a classe média?”
22h22 – Lúcia Guimarães: Obama lembra que quando Romney era governador, apontava para minas de carvão e dizia que elas matam. “Agora ele é o Mr Carvão”.
22h21 – Romney afirma que a política de Obama não está funcionando. “Isso se revela no preço que vocês pagam na bomba (ao abastecerem).”
ce4a843aa5f04400a58d3a0a0837fed2_ce4a843aa5f04400a58d3a0a0837fed2_0.jpg
22h19 – Obama afirma que ao investir em energia, vai possibilitar que mais empregos sejam criados, carros sejam produzidos no país e que as pessoas economizem seu dinheiro.
22h18 – A moderadora, Candy Crowley, cobra de ambos uma resposta mais imediata, conforme nota Lúcia Guimarães. Segundo a correspondente, Obama parece nervoso e está falando de várias políticas – educação, energia… “Ele faz um discurso de púlpito, não uma conversa direta”.
22h16 – Lúcia Guimarães: Romney repete a promessa de que vai criar 12 milhões de empregos. “É uma ficção”, comenta a colunista.
22h14 – O correspondente do Estado em Nova York, Gustavo Chacra, comenta: “Obama ataca Romney agora em tom agressivo. Clima é tenso”.
2012_10_17T013930Z_01_BKS18_RTRMDNP_3_USA_CAMPAIGN.JPG
22h12 – Outra pergunta: “Você concorda que não é função do Departamento de Energia reduzir o preço da gasolina?” Os eleitores escolhidos pelo instituto Gallup são indecisos.  Obama afirma que é preciso melhorar a produção energética do país investindo em energia limpa.
22h11 – Segunda pergunta: “O que você fará pelos que estão desempregados há muito tempo e precisam de um trabalho agora?”
22h08 – A primeira pergunta favorece o candidato republicano diante do quadro de desemprego no país.
22h07 – Lúcia Guimarães: Romney começa bem: “Mais dívida e menos empregos, eu sei como se faz, sei trazer os empregos de volta”.
22h07 – Obama é o segundo a responder. Ele lembra os empregos que foram criados em sua gestão e afirma que vai melhorar a indústria e o setor de energia dos EUA. Obama promete “não apenas empregos, mas empregos que pagam bem”.
2012_10_17T011541Z_01_HEM306_RTRMDNP_3_USA_CAMPAIGN.JPG
22h06 – “Eu garanto que quando você se formar, se eu for presidente, você terá um emprego”, diz o republicano. Epstein vai votar pela primeira vez em novembro.
22h05 – “Como você pode garantir que eu poderei me sustentar depois da minha formatura?”. Romney é o primeiro a responder e afirma que é preciso garantir que os jovens consigam pagar a sua faculdade e, principalmente, tenham um emprego quando terminarem os estudos.
22h03 – A primeira pergunta é feita por Jeremy Epstein.
22h02 – Obama e Romney entram para iniciar o segundo debate presidencial.
21h58 – Obama precisa se sair melhor neste debate para manter Romney afastado e garantir uma vitória no dia 6 de novembro. No primeiro debate, há duas semanas, o republicano se saiu melhor.
21h54 – A moderadora Candy Crowley, a primeira mulher em 20 anos a apresentar um debate presidencial, foi apresentada e já está falando. Candy Crowley trabalha na CNN desde 1987.
21h52 - Lúcia Guimarães: O município de Nassau, onde fica a Hofstra University, é o 12º mais afluente dos EUA.
21h51 – Segundo a CNN, a primeira-dama, Michelle Obama, e a esposa do republicano Mitt Romney, Ann, entraram no recinto do debate. Elas foram aplaudidas.
21h49 – Faltam poucos minutos para o início do 2º debate presidencial. Na semana passada, os candidatos à vice-presidência, Joe Biden e Paul Ryan, se enfrentaram.
21h47 – O formato do debate desta noite foi testado pela primeira vez em 1992, lembra a colunista Lúcia Guimarães. “O então governador Bill Clinton deu um show de empatia e subiu 6 pontos nas pesquisas”, escreveu a jornalista (veja foto mais abaixo).
21h44 – O republicano Mitt Romney foi fotografado com a mulher, Ann, o filho Matt e a nora Laurie antes do debate começar.
2405f897fc6b4e5a9f0f2457d289d175_2405f897fc6b4e5a9f0f2457d289d175_0.jpg
21h37 – Faltam pouco mais de 20 minutos para o início do debate entre Romney e Obama. Acompanhe logo mais por aqui.
21h13 – O instituto Gallup escolheu 82 eleitores para participar do debate hoje à noite. São os chamados “eleitores indecisos”. A moderadora vai escolher as perguntas deles.
21h01 – Segundo a colunista Lúcia Guimarães, até a temperatura ambiente dentro do local do debate foi negociada entre as campanhas de Obama e de Romney: 16 a 17 graus.
20h09 – A mediadora e veterana jornalista Candy Crowley, da CNN, avisou que não vai acatar as regras rígidas impostas pela Comissão de Debates Presidenciais (CPD). Segundo a colunista Lúcia Guimarães, apenas em 1992 a CDP escalou a primeira mulher, Carole Simpson, para  mediar um debate presidencial. O confronto (na foto abaixo) foi entre George Bush pai (republicano), Bill Clinton (democrata) e o independente Ross Perot.
6dca7e29ac574a7bbe26cfdf73381a9e_6dca7e29ac574a7bbe26cfdf73381a9e_0.jpg
Clinton (ao centro, de lado), Perot (no meio, de costas) e Bush pai (com as mãos levantadas) em 1992
20h03 – “Quem vai enviar um humano a Marte antes? Os EUA, a China, a Rússia ou o Red Bull?” “Quem é o aliado mais constrangedor dos EUA?” Essas são duas das 15 perguntas que os “nerds da Foreign Policy fariam se estivessem entre o público do debate de hoje à noite, “para deixar as coisas mais interessantes”.
19h55 – Faltam ainda pouco mais de duas horas para o início do debate presidencial entre Obama e Romney. Este é o segundo duelo entre os presidenciáveis, e terá perguntas feitas por eleitores. Os candidatos falarão sobre política externa e temas domésticos. Enquanto o debate não começa, leia os destaques do 1º debate entre Romney e Obama e do embate entre os candidatos à vice-presidência, Paul Ryan e Mitt Romney.
19h53 – Segundo Lúcia Guimarães, colunista do Estado em Nova York, o debate presidencial de hoje deve bater recorde de audiência, “num ano em que a TV americana luta para se manter relevante diante do assalto das mídias digitais, em que os jovens cada vez mais abandonam a TV ao vivo”.
18h15 – O presidente Barack Obama e seu rival republicano, Mitt Romney, já chegaram a Hempstead, em Nova York, onde farão o debate mais tarde.
18h08 - Veja na galeria abaixo algumas fotos dos preparativos para o embate entre Romney e Obama, que começa às 22h (horário de Brasília)

Entrada da Hofstra University, no estado de Nova York, onde acontece hoje o segundo debate dos presidenciáveis Miriam Burgués/Efe
2012_10_17T025237Z_01_HEM158_RTRMDNP_3_USA_CAMPAIGN.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente