dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 30 de junho de 2015

Nota à imprensa - COMANDO DO SEGUNDO DISTRITO NAVAL

Com2ºDN


O Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN) informa o desaparecimento de uma embarcação de pesca, denominada “Japira I”, com três tripulantes a bordo, no litoral sul da Bahia. Hoje (29), foram encontrados destroços da “Japira I”. No entanto, até o momento, nenhum dos desaparecidos foi localizado.

Por volta das 10h40 de ontem (28), a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) foi comunicada do desaparecimento da “Japira I”. De acordo com as informações iniciais, a embarcação fez seu último contato no dia 25 de junho, quando participou que navegava a cerca de 21 milhas da costa, na altura do município de Nova Viçosa. 

Assim que informado do ocorrido, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste, operado pelo Com2°DN em Salvador, deu início a uma operação SAR (Search and Rescue - Busca e Salvamento), deslocando para a área do desaparecimento a Corveta “Caboclo”, que se encontrava em comissão em Vitória-ES, e uma equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro. A fim de ampliar o alcance das buscas, também foi acionado o Rádiofarol de Abrolhos para manter contato com os navios mercantes em trânsito na região, em busca de informações sobre a embarcação desaparecida.

Ao longo do dia de hoje (29), os destroços da “Japira I” foram encontrados em dois pontos distintos do litoral: os primeiros, nas proximidades da cidade de Caravelas - BA, por volta das 09h30, e os últimos, a aproximadamente 25 milhas náuticas ao norte, na altura da localidade de Cumuruxatiba, no final da tarde. Os destroços foram reconhecidos pelo presidente da Colônia de Pesca de Nova Viçosa, porém nenhum dos desaparecidos foi localizado. Em razão da queda da luminosidade, as buscas no local foram suspensas ao final do dia, devendo ser retomadas no crepúsculo matutino de amanhã (30). 

Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.
Fonte: Sinopse da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente