dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 21 de junho de 2015

Grécia pode fazer referendo se não fechar acordo com credores

20/06/2015 12h24
21/06/2015 05h45
Atenas
Da Agência Lusa
O ministro grego responsável pela coordenação do trabalho governamental, Alekis Flaburaris, disse hoje (20) que seu governo irá à reunião de cúpula europeia, na segunda-feira (22), com o objetivo de chegar a um acordo com as instituições. Caso as negociações não deem certo, ele acrecentou que o país poderá fazer uma consulta popular para definir os rumos da economia do país.

“A reunião é positiva. É nesse contexto que procuramos levar a discussão ao nível mais alto”, disse Flaburaris em entrevista a uma emissora de televisão grega. Segundo o ministro, o acordo pode não sair logo, mas isso não significará a saída do país da zona do euro.

O ministro destacou que o governo grego está preparando uma nova proposta. Ele adiantou que, na tarde deste sábado (20), o primeiro-ministro Alexis Tsipras deve ligar para o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, para acertar detalhes e preparar o encontro.

O governante reiterou que o pacto entre a Grécia e as instituições internacionais – CE, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – deve incluir necessariamente a restruturação da dívida e a flexibilização fiscal. Caso as negociações não cheguem a um acerto, Flaburari disse que o primeiro-ministro deverá consultar o povo grego em um referendo.

O ministro grego ressaltou que sempre haverá espaço para acordo e declarou que uma possível saída da Grécia custará mais aos europeus do que aos gregos, porque os gregos já aprenderam a viver em condições difíceis.

Alexis Tsipras chega hoje a Atenas depois de uma viagem de dois dias a São Petersburgo, na Rússia, onde participou de um fórum econômico.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente