dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 10 de outubro de 2015

Triplo atentado atribuído ao Boko Haram deixa pelo menos 37 mortos no Chade

10/10/2015 15h47
N'Djamena (Chade)
Da Agência Lusa

Três explosões atribuídas ao grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram fizeram hoje, pelo menos, 37 mortos, em Baga Sola, cidade localizada às margens do Lago Chade, perto da fronteira com a Nigéria, divulgaram fontes de segurança locais. As mesmas fontes confirmaram a existência de pelo menos 52 feridos.

A primeira explosão foi registada no mercado de venda de peixe de Baga Sola, enquanto as outras duas explosões ocorreram em um campo de refugiados localizado na periferia daquela cidade.

As explosões foram imediatamente atribuídas ao Boko Haram, acrescentaram as fontes de segurança locais.

O Lago Chade, no Centro de África, já foi um dos maiores do planeta, sendo partilhado pelo Chade, por Camarões, pelo Níger e pela Nigéria.

Devido às alterações climáticas e ao aquecimento global, o tamanho do Lago Chade vem diminuindo dramaticamente ao longo das últimas décadas. Mesmo assim, os martgens do lago continuam a acolher muitas comunidades de pescadores.

A densa vegetação verificada na região tem facilitado as movimentações dos integrantes do Boko Haram no território do Chade e contribuído para o desenvolvimento das ações do grupo extremista.

Desde o início do ano, o Exército do Chade está envolvido em uma operação militar regional contra o Boko Haram, cujos violentos ataques já ultrapassaram o Norte da Nigéria, o seu reduto histórico, atingindo os países vizinhos – Chade, Níger e Camarões.

O Boko Haram pretende criar um Estado Islâmico no Norte da Nigéria e está ativo no país desde 2009.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente