dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 10 de outubro de 2015

Após atentado, cerca de 10 mil pessoas protestam contra o governo turco

10/10/2015 17h47
Istambul (Turquia)
Da Agência Lusa

Cerca de 10 mil pessoas participaram de manifestação hoje (10) em Istambul para atribuir responsabilidades ao governo turco pelo duplo atentado contra uma marcha pacífica convocada pelas forças da oposição turca, em Ancara.

Exibindo uma grande faixa com a frase “Conhecemos os assassinos”, os manifestantes ocuparam a Avenida Istiklal, uma das principais vias do lado europeu de Istambul. Policiais acompanharam a manifestação, que transcorreu sem incidentes.

Manifestações similares ocorreram em outras localidades, como Diyarbakir, a maior cidade da região sudeste da Turquia, onde foram registados confrontos entre manifestantes e a polícia, que usou gás lacrimogêneo contra os participantes do protesto, de acordo com o relato repórter fotográfico da AFP.

A agência noticiosa turca Dogan também noticiou a realização de protestos em Izmir (oeste), Batman, Urfa e Van (sudeste).

Pelo menos 86 pessoas foram mortas e 186 ficaram feridas durante um duplo atentado suicida contra militantes de partidos, sindicatos e organizações não governamentais de esquerda, próximos da causa curda.

O episódio aconteceu cerca de três semanas antes das eleições legislativas antecipadas turcas, previstas para 1º de novembro.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou este “ataque hediondo” e o governo de Ancara decidiu decretar três dias de luto nacional.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente