dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 15 de novembro de 2014

PM do Rio treina militares para ações de policiamento nas Olimpíadas de 2016

   14/11/2014 18h41
    Rio de Janeiro

Da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) concluiu hoje (14) o treinamento da primeira turma do curso de intercâmbio com a Polícia Nacional da França, visando a preparar a corporação para os Jogos Olímpicos de 2016. O treinamento contou com a participação de 32 policiais militares de oito batalhões, que repassarão a outros os conhecimentos aprendidos durante o intercâmbio. A PM informou que a segunda turma começa a ser treinada na próxima segunda-feira (17).

No treinamento, os policiais aprendem técnicas de intervenção nas arquibancadas e no interior dos estádios para inibir atos que possam gerar violência. Segundo o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), tenente-coronel João Fiorentini, o grande diferencial do curso são as novas técnicas de abordagem, a maneira de condução dos detidos e o fato de todas as ações serem registradas por câmeras. "Embora os grandes estádios possuam monitoramento, eles demonstram a importância desse registro para que o policial não seja acusado de abuso de autoridade ou de agir de forma inadequada", disse.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas por dois policiais da Divisão Nacional de Luta contra o hooliganismo, entidade criada em 2009 para conter a ação violenta em estádios franceses. Durante o treinamento nas arquibancadas, os policiais simularam situações de resistência e condução de infratores, enquanto um dos agentes filmava toda a ação.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente