dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Morre em São Paulo o empresário Samuel Klein

  • 20/11/2014 13h11
  • 20/11/2014 15h03
  • São Paulo
Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco
O empresário Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, morreu hoje (20) de madrugada, vítima de insuficiência respiratória. O corpo está sendo velado no Cemitério Israelita do Butantã, onde será sepultado.
Nascido em Lublin, na Polônia, e naturalizado brasileiro, Samuel Klein completou 91 anos no último dia 15. Com uma trajetória de êxito nos negócios, o empresário trazia as marcas do passado de sobrevivente de um campo de concentração.
As 19 anos, ao lado do pai, Klein foi preso pelos nazistas. Ambos foram enviados para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia. A mãe dele e cinco irmãos mais novos foram levados para o campo de extermínio de Treblinka, e o empresário nunca mais os viu.
Em 1944, Klein conseguiu fugir dos alemães e, quando acabou a guerra, foi para Munique. Depois, aventurou-se pela América do Sul, morando na Bolívia, antes de se fixar no Brasil. Ele chegou ao país, em 1952 e foi morar em São Caetano do Sul, já casado com Ana, com quem teve três filhos: Saul, Eva e Oscar, já falecido.
Foi em São Caetano que o empreendedor iniciou a venda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, depois de atuar como mascate de roupas de cama, mesa e banho. No ano passado, o empresário registrou suas memórias no livro Samuel Klein e Casas Bahia – Uma Trajetória de Sucesso. Em sua quarta edição, exemplares do livro foram doados a todas as bibliotecas públicas e de escolas do ensino médio e fundamental do país.

Em nota, a presidenta Dilma Rousseff envia condolências à família, aos amigos e funcionários de Klein e destaca a trajetória do polonês, refugidado de guerra, que encontrou no Brasil uma nova pátria e a oportunidade de recomeçar a vida. Para ela, Samuel Klein homenageou os clientes nordestinos, ao colocar em sua loja  nome Casas Bahia. "O sucesso empresarial de Samuel Klein comprova que o Brasil é um país das mais diversas oportunidades", afirma a presidenta.
O texto foi ampliado às 15h03 para inclusão da nota da presidenta Dilma Rousseff

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente