dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Comércio do Rio deve contratar 33 mil temporários no final do ano

  • 18/11/2014 08h32
  • Rio de Janeiro
Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger
Comércio em São Paulo
Comércio no Rio deve contratar 33 mil funcionários temporários para as festas de fim de anoMarcelo Camargo/Agência Brasil
O comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro deve contratar 33 mil funcionários temporários para atender à demanda das festas de final de ano. De acordo com pesquisa da Fecomércio-RJ, 26,3% dos empresários locais pretendem contratar mão de obra temporária. A previsão é que a remuneração média dos contratados gire em torno de R$ 1.153.
Para os estabelecimentos que contarão com temporários para as festas de fim de ano ou alta temporada, o número médio de contratação por estabelecimento deve chegar a quatro funcionários. Em 64,8% dos estabelecimentos, a quantidade de empregados temporários deve ser igual à do ano passado. Em relação à expectativa de contratação, 76,8% dos empresários pretende efetivar ao menos um desses trabalhadores, seja por aumento de quadro ou por substituição.
De acordo com o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a oferta de postos de trabalho temporários passou por uma adaptação nos últimos anos em função do patamar historicamente elevado do emprego formal. "Mesmo assim, muitos empresários do comércio continuam a apostar nessas vagas, pela necessidade do período, mas também porque dão oportunidade de revelar profissionais que venham a somar ao quadro de funcionários, por adesão ou substituição”, avalia.
Estima-se que a maior parte dos empresários deverá dispensar seus temporários entre dezembro de 2014 (34,3%) e janeiro de 2015 (39,8%). O processo de contratação, que iniciou em agosto de 2014, disparou em outubro e terá ápice em novembro.  As contratações temporárias desses funcionários movimenta o comércio do estado do Rio durante dez meses do ano. Em janeiro ainda se observa movimento de contratação temporária, principalmente, para atender demanda de alta temporada e as compras de material escolar.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente