dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 8 de março de 2014

Rio entra em estágio de atenção e tem previsão de chuva forte no fim de semana

07/03/2014 19h49
  • Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção, às 19h10 desta sexta-feira (7), devido a áreas de instabilidade que se deslocam da Baía de Guanabara para a zona norte, onde já está chovendo. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa que nas próximas horas pode ter chuva moderada, ocasionalmente forte.
Para o estado do Rio, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, é céu nublado e períodos encoberto com pancadas de chuva, especialmente nas regiões Médio Paraíba, Centro-Sul, litoral sul e região metropolitana. A temperatura máxima ficou em 34 graus Celsius (ºC) e a mínima em 16 ºC.  
O tempo instável vai continuar no fim de semana. Para o sábado, a previsão é temperatura entre 33 ºC e 16 ºC. O céu vai permanecer nublado ou parcialmente nublado, com pancadas de chuva isolada. No domingo, embora, ainda tenha previsão de pancadas de chuva isolada, a temperatura aumenta e a máxima deve atingir 36ºC.
O meteorologista do Climatempo, César Soares, explicou que a instabilidade no clima do Rio ainda é resultado da passagem de uma frente fria, que, apesar de estar se afastando, ainda traz alguma umidade do interior do Brasil para o estado. Por isso, existem as condições de pancadas de chuva sobre o Rio com tendência de permanência do tempo mais instável. “No sábado, a gente tem um céu mais carregado. O sol vai aparecer poucas vezes durante o dia e, se aparecer, vai ser apenas favorável ao aparecimento de novas nuvens carregadas. Pode chover a qualquer momento”, disse.
César Soares informou ainda que no período da tarde de sábado há possibilidade de chuva forte e a temperatura ficará mais amena. A previsão para a capital do Rio é também de grandes volumes de chuva. No domingo, embora continue a expectativa de pancadas de chuva durante a tarde e começo da noite, a temperatura deve melhorar. “Mas o tempo mais abafado favorece a formação de núcleos de tempestade mais fortes. Pode ser que a gente tenha uma chuva mais forte em alguma área do estado. A região serrana é uma região que tem que ser olhada com um cuidado a mais, porque está em uma área propícia à formação de nuvens mais carregadas”, explicou, incluindo a capital do estado como uma região que exige cuidados.
Para o início da semana que vem, a previsão é melhorias no clima do estado com o afastamento da frente fria para o oceano. O meteorologista destacou que a tendência é que esse corredor de umidade, que provocam os ventos que trazem a instabilidade do interior, comece a perder força sobre o estado do Rio. “A segunda-feira ainda terá o céu um pouco carregado de nuvens, mas o sol já aparece com uma frequência maior. A tendência é que o volume de chuva comece a diminuir e na terça-feira o ar seco entra de vez no estado com sol. A temperatura vai subir bastante e se chover será apenas no sul do estado”.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente