dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pesquisa da CNC mostra queda da confiança do comércio em janeiro

05/02/2015 11h56
05/02/2015 10h09
Rio de Janeiro
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas


Pesquisa da CNC mostra queda de 1,1%, em janeiro, na confiança do empresariado do comércio em relação a dezembro de 2014Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no início o ano atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, em 2011. Em janeiro, a confiança do empresariado do comércio caiu 1,1% em relação a dezembro do ano passado ficando em 105,1 pontos.

Expectativa de investimentos para 2015 cai 9,9% de acordo com a CNC

A pesquisa foi divulgada hoje (5), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados relativos a janeiro de 2015 mostram uma queda de 14,3% em relação a janeiro de 2014. Também houve quedas nos subíndices que medem as expectativas dos empresários (-9,3%) e a intenção de investimentos futuros (-9,9%).

Segundo o economista da CNC, Fabio Bentes, “a tendência de redução nas expectativas em relação à economia brasileira tem, historicamente, coincidido com a trajetória decrescente das expectativas registradas, semanalmente, pelo Banco Central”.

Além do fraco nível de atividade econômica, a confiança dos empresários do setor tem sido influenciada pela perda de fôlego das vendas do varejo. A maior inflação esperada para os preços administrados, em 2015, levou a CNC a revisar a previsão do crescimento do volume de vendas de 3% para 2,4% até o final de 2015. “Confirmada a projeção, esse seria o pior resultado dos últimos 12 anos. Em 2003, o volume de vendas do varejo caiu 3,7%”, ressalta a entidade.

Ao abrir o ano com confiança em queda, o Icec reflete a forte influência da retração na satisfação com a situação atual do empresariado do setor, que chegou a retrair 26,6% ante o primeiro mês do ano passado.
Para 76,3% dos empresários as condições atuais da economia estão piores que há um anolValter Campanato/Agência Brasil







Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal



Para 76,3% dos empresários as condições atuais da economia estão piores que há um ano, quando 41,8% do total perceberam piora acentuada. Em janeiro do ano passado essa era a percepção de 54% dos entrevistados, com 20,6% percebendo piora mais expressiva. As regiões Sul (46 pontos) e Sudeste (51,3 pontos) concentram as piores avaliações nesse quesito.


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) para a Região Sudeste acumula retração de 0,7% nos 12 meses encerrados em novembro. Ao longo do ano, o índice de atividade do Banco Central para o nível de atividade econômica desacelerou, passando de +2,9%, em janeiro de 2014, para os atuais -0,1%. Já as regiões Norte e Nordeste apresentam taxas de crescimento próximas a 3%, no mesmo período.

Acompanhando o desapontamento com a evolução das condições correntes, o subíndice que mede as expectativas dos empresários (IEEC) acumula quatro quedas mensais, com o patamar mais baixo na série histórica da pesquisa.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente