dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Governador do Maranhão pede a Dilma retomada de construção de Refinaria Premium

    25/02/2015 23h05
    Brasília

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli

O governador do Maranhão, Flávio Dino, apresentou à presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25), reivindicação para que a construção da Refinaria Premium 1 seja retomada, ainda que em menor escala. Dino disse que Dilma autorizou que ele converse com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine,e refaça o pedido para que, quando houver a retomada de investimentos da estatal, a refinaria maranhense tenha prioridade.
 
O encontro ainda não foi marcado, mas deve ocorrer nas próximas semanas, segundo o governador. “Temos convicção de que essa onda em relação à Petrobras é passageira, claro. A empresa vai recuperar sua capacidade de investimento e não tem nenhum lugar melhor no Brasil para fazer uma nova refinaria que o Maranhão pela sua localização geográfica, pela logística instalada, de ferrovias, pelo complexo portuário e, sobretudo, pela grande proximidade de centros dinâmicos e dos grandes centros consumidores do mundo”, disse.

De acordo com o governador, após a apresentação de dados e números, a presidenta concordou com a viabilidade técnica do projeto. Caso não seja possível retomar a construção total da obra, orçada em R$ 20 bilhões e paralisada há três anos, a proposta de Flávio Dino é que seja autorizada a construção parcial de uma refinaria de menor porte, que dispensaria cerca de R$ 8 bilhões.

“Embora formalmente no balanço da Petrobras conste ou vá constar o cancelamento, consideramos que é uma transitoriedade. Nós temos convicção de que muito em breve a refinaria vai ser retomada por esse objetivo de ser um ponto de refino e de exportação de produtos a partir da exploração do pré-sal”, declarou.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente