dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ministro da Defesa visita obras do Programa de Desenvolvimento de Submarinos em Itaguaí (RJ)


qui, 26/02/2015 - 11:59
Autoridades em visita
 O Ministro da Defesa,     Jaques Wagner, conheceu, no dia 24 de fevereiro, as instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), no município de Itaguaí (RJ). Foi realizada uma palestra, ministrada pelo Almirante- de-Esquadra (RM1) Max Roffé Hirschfeld, Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), onde apresentou ao Ministro os desafios e objetivos do PROSUB.

Em seguida, o Ministro conheceu as instalações em que serão construídos os submarinos, a começar pela Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP), onde operários trabalham na fabricação das seções dos dois primeiros submarinos convencionais. A comitiva seguiu, ainda, para a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), na qual já começa a tomar forma o Submarino "Riachuelo" (S-40), o primeiro a ser construído no complexo. As seções, que estão nesta etapa, já recebem os componentes internos e assim que finalizado o processo seguirão para o Prédio Principal do Estaleiro de Construção, onde serão unidas e o submarino finalizado.

O Ministro Jaques Wagner visualizou, também, como ficará todo o complexo em uma maquete 3D. Além da UFEM e do prédio principal do Estaleiro de Construção, já concluídos, serão erguidos o Estaleiro de Manutenção, a Base Naval e um Complexo Radiológico. Neste primeiro momento, serão construídos quatro submarinos convencionais e um com Propulsão Nuclear, com previsão de entrega ao setor operativo entre 2017 e 2025, respectivamente.

“É um orgulho como brasileiro, e como Ministro da Defesa, visitar toda esta instalação, que aponta o futuro do Brasil, seja no domínio da tecnologia do projeto de produção de submarinos, seja naquilo que será embarcado em um dos submarinos, que é a propulsão nuclear”, ressaltou o Ministro ao final da visita.

Integraram a comitiva a Secretária Geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General-de-Exército José Carlos De Nardi, que estavam acompanhados pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, e demais autoridades da Força Naval.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente