dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chanceler do Togo anuncia reabertura da embaixada no Brasil

20/02/2015 14h13
Brasília
Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg


O ministro Mauro Vieira recebe o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Togo, Robert Dussey ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

     Ao lado do ministro Robert Dussey, o chanceler Mauro Vieira destaca programas de cooperação com o Togo e diz que é grande o potencial de expansão das relações entre os dois países Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dussey, anunciou hoje (20) que o país reabrirá sua embaixada no Brasil, fechada desde 1999. Dussey se reuniu no início da tarde, no Palácio Itamaraty, com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, com quem conversou também sobre programa de cooperação agrícola na área do algodão.

“Temos uma relação bilateral intensa, com órgãos como a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Buscamos fortalecer essa relação e teremos um embaixador aqui”, disse Dussey.

As trocas comerciais entre Brasil e Togo, que, em 2011, chegaram a cerca de US$ 167 milhões, recuaram nos últimos anos, atingindo US$ 44 milhões no ano passado, mesmo patamar de 2007.

Segundo o chanceler Mauro Vieira, os dois países têm desenvolvido programas de cooperação nas áreas científica, tecnológica, educacional e de agricultura e é grande o potencial de expansão. 

“O Brasil tem com Togo uma relação importante, temos uma embaixada residente, o ministro tem discutido comigo a possibilidade de reabertura da embaixada deles aqui e temos uma crescente possibilidade de relações mais profundas, sobretudo com a abertura da linha aérea direta entre nossos países”.

O diplomata togolês é o primeiro chanceler africano recebido na gestão de Vieira como ministro das Relações Exteriores. Dussey chegou ontem (19) ao Brasil para uma visita oficial de dois dias, com compromissos em São Paulo e em Brasília. Após a reunião, foi oferecido um almoço em homenagem ao visitante no Palácio Itamaraty.























































Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente