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Rio -  Agora ela é uma sexagenária. Em um longínquo 23 de março de 1953 eram iniciadas as operações da Volkswagen no Brasil. E, ao longo de 60 anos, a marca foi responsável pela produção de mais de 20 milhões de veículos nas atuais quatro fábricas — São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, ambas no estado de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná.
A história da marca começa com um pequeno galpão que ficava localizado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Foi de lá, com apenas 12 empregados, que saíram as primeiras unidades do Fusca, ainda com peças importadasdiretamente da Alemanha. Entre os anos de 1953 e 1957 foram montadas um total de 2.820 unidades, sendo que 552 delas eram da longeva Kombi, que até hoje ainda é produzida pela VW.
Mas disposta a aumentar as vendas e com as novas regras de implantação da indústria automotiva brasileira, criadas pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a Volkswagen decide, finalmente, instalar a primeira unidade de produção, em São Bernardo do Campo. Foi de lá que no dia 2 de setembro de 1957 saiu o primeiro modelo nacional — a Kombi, que já contava com 50% de seus componentes produzidos em território brasileiro.
Oficialmente, no entanto, a unidade de São Bernardo do Campo foi inaugurada só no dia 18 de novembro de 1959, tendo como ponto alto da cerimônia a presença do presidente Juscelino Kubitschek, que desfilou a bordo de um Fusca conversível pelas ruas internas da fábrica. Não demorou muito e, em 1972, o Fusca alcança a marca de um milhão de unidades vendidas em todo o Brasil.
Foi na década de 1970, aliás, que a VW deu início às exportações. O primeiro lote tinha 13 unidades da Variant e oito da Kombi, exportadas para países da América do Sul e México. É ainda na década de 1970, quando a linha de produtos contava com SP1 e SP2, Brasília — este foi o primeiro modelo projetado e desenvolvido pela VW do Brasil —, Passat e Variant II, além do Fusca e da Kombi, que a marca inaugura, em 1976, a fábrica de Taubaté.
No início, a simplicidade
É no início da década de 1980 que a Volkswagen dá uma tacada que irá manter as vendas em alta — o Fusca se mantinha na liderança entre os mais vendidos naquela época. É quando surge a ‘família’ BX, que deu origem ao Gol, Parati, Saveiro e Voyage.

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Porém, a década de 1980 é marcada também pela crise hiperinflácionária. Para rentabilizar, a VW e a arquirrival Ford se juntam, em 1987, e criam a Autolatina. Esta união esdrúxula dura sete anos rende frutos estranhos — Apolo, Logus e Pointer, da Volkswagen, e Verona, Royale e Versailles, da Ford.
Foi durante a vigência da Autolatina também que a VW lançou algumas novidades no mercado brasileiro. Entre elas está a chegada da injeção eletrônica, que foi introduzida no Gol GTi 2.0, em 1988. Já em 1992 foi a vez do Santana poder ser equipado com freios ABS.
Com a chegada de Fernando Collor de Mello à presidência da República, em 1990, dá-se a abertura à importação de automóveis. A VW, então, decide passar a trazer modelos como o Passat alemão e o New Beetle, entre outros.
É ainda na década de 1990 que surgem mais duas fábricas. Em 1996, a de São Carlos, São Paulo, responsável pela produção de motores 1.0, 1.4 e 1.6. Já em 1999 surge a de São José dos Pinhais, onde são produzidos a ‘famïlia’ Fox e o Golf, além de também ter fabricado o Audi A3.
O Total Flex foi o primeiro
Em 2003 é apresentada uma tecnologia que vira sucesso nacional e passa a ser empregada por toda a indústria automotiva brasileira. O VW Gol Total Flex é lançado neste ano e passa a ser o primeiro modelo a ser vendido com motor flexível, capaz de utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção.
Novo Fusca | Foto: Divulgação

GOL EMPLACA 26 ANOS NA FRENTE
Líder de vendas no mercado brasileiro há 26 anos, o Gol é o único modelo a superar o Fusca, que por durante 24 anos foi o mais vendido do Brasil. Projetado e desenvolvido pela Volkswagen brasileira, o Gol foi lançado no mercado em 1980. Atualmente, o carro e é fabricado em Taubaté, São Paulo.
De acordo com números da Fenabrave — Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores —, em todo o ano de 2012 foram emplacadas 293.293 mil unidades — 29,95% de participação entre os veículos de entrada vendidos no Brasil. Atrás dele, Fiat Uno, que no mesmo período anotou 255.838 unidades, com participação de 26,12%.
Fonte: O Dia Online