dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Renan é vaiado em cerimônia pública


Autor(es): Isabel Braga
05/02/2013
Protesto foi também contra o Congresso, tachado pelos manifestantes de "vergonha nacional"

BRASÍLIA Ao se apresentar pela primeira vez publicamente como presidente do Senado, ontem, Renan Calheiros foi vaiado ao pé da rampa de entrada do Congresso Nacional, onde foi receber a mensagem presidencial enviada ao Parlamento na solenidade de abertura do ano legislativo. Ele passava a tropa em revista, quando foi surpreendido por um pequeno grupo de manifestantes que exibia cartazes com os dizeres "Congresso, vergonha nacional" e entoava:
- O Brasil não merece isso. Fora Renan, safado, corrupto.
Durante a longa leitura da mensagem de Dilma, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, levantou-se três vezes, sofrendo de dores na coluna. Ao contrário de Renan, hostilizado por manifestantes, Joaquim teve de ser ajudado pelo cerimonial do Congresso para chegar ao banheiro, perseguido por oito pessoas que queriam elogiar sua atuação como relator do julgamento do mensalão.
Demonstrando serenidade e frieza, sua características dos últimos anos diante de protestos e denúncias, Renan seguiu ao lado do novo presidente da Câmara, Henrique Alves, para a sessão de abertura dos trabalhos do Congresso, onde foi lida, por quase uma hora e meia, a mensagem da presidente Dilma Rousseff levada pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Na mensagem, a presidente elogiou o trabalho do Legislativo, que segundo ela foi célere na votação de questões importantes, como a mudança nas regras da poupança, e disse que espera contar com os parlamentares em matérias como os royalties, o Fundo de Participação dos Estados e o Plano Nacional de Educação.
Dilma fez um balanço do ano de 2012 com forte viés econômico. Destacou ações para estimular investimentos e baixar o chamado Custo Brasil, como a redução dos juros, a desoneração da folha de pagamento e a redução da tarifa de energia. No texto, Dilma reconheceu que o crescimento do PIB foi abaixo do esperado, mas citou números para exemplificar o esforço que o Executivo vem fazendo para alavancar a economia.
A presidente destacou que o Executivo encontrou no Congresso "um parceiro crítico e, ao mesmo tempo, colaborativo".
- Por isso, nesse momento em que a atividade política é tão vilipendiada, faço questão de registrar nesta mensagem o meu sincero reconhecimento ao imprescindível papel do Congresso Nacional na construção de um Brasil mais democrático, justo e soberano.
Fonte: O Globo - Portal ClippingMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente