dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

STF derruba liminar sobre vetos e abre caminho para votação do Orçamento

Ministros do STF na sessão que derrubou a liminar que 
obrigava o Congresso a votar os vetos presidenciais em 
ordem cronológica
27/02/2013
Por maioria de votos (6 a 4), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou ontem a liminar concedida pelo ministro Luiz Fux à ação que questionava a apreciação pelo Congresso Nacional do veto presidencial a trechos da nova Lei dos Royalties do petróleo.
Assim, os mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes da votação do Congresso não precisam mais ser analisados em ordem cronológica — como determinava a liminar de Fux —, o que abre espaço para que os vetos à Lei dos Royalties ganhem prioridade.
Logo após a decisão do STF, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou para hoje uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para discutirem o calendário de votações do Congresso Nacional.
A reunião está marcada para as 11h30, na Câmara dos Deputados.
Prioridade
Não só os vetos, mas também o projeto de Orçamento para 2013 estão pendentes de decisão desde o final do ano passado. A prioridade de Renan e Alves é a votação da peça orçamentária.
A liminar expedida por Fux levou ao entendimento, depois corrigido pelo próprio ministro, de que toda a pauta do Congresso estava trancada por causa dos vetos pendentes de análise, inclusive a votação do Orçamento.
O que o Plenário do STF fez ontem foi acatar o recurso da Mesa do Senado contra a medida de Fux, que atendia ao mandado de segurança, apresentado pelo deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), objetivando impedir a derrubada pelo Congresso do veto presidencial a dispositivos da Lei dos Royalties do petróleo. Com a derrubada do veto, o Rio de Janeiro, estado de Molon, seria prejudicado na divisão dos royalties.
Fux, que em seu voto ontem pedia a manutenção da liminar, voltou a afirmar que, mesmo se a obrigatoriedade da ordem cronológica fosse mantida, não impediria o Congresso de votar outras matérias.
O comando do Senado e vários líderes entenderam, no entanto, que seria arriscado votar o Orçamento sem que o Plenário do Supremo Tribunal Federal se manifestasse.
Já que a liminar que levou à interpretação sobre o Orçamento caiu, o entendimento no Congresso é que não só o exame dos vetos está liberado, mas também a votação do Orçamento.
Fonte: Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente