dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Portuários planejam nova greve se negociações sobre MP não avançar

26/02/13- 18:14

As lideranças dos trabalhadores portuários de Santos já decidiram: caso as negociações com o Governo Federal a respeito da MP 595 não tenham um desfecho favorável à categoria, a próxima greve nos portos será de, no mínimo 24 horas, ou por tempo indeterminado.

A proposta foi aprovada durante reunião dos nove dirigentes de sindicatos do setor, e será levada aos demais sindicalistas do País, nesta semana, na Capital Federal.

Nesta terça-feira, representantes das federações da categoria (FNE, FNP e Fenccovib) e de alguns sindicatos portuários se reunirão em Brasília com o relator da MP no Congresso Nacional, Eduardo Braga (PMDB-AM).

E, na quarta-feira, o número de dirigentes sindicais no Distrito Federal deve aumentar consideravelmente em função da audiência pública convocada pela comissão mista de deputados e senadores que analisa a MP.

Na reunião de ontem, na sede do Sindaport, os dirigentes sindicais concluíram que, se não fosse a ocupação do navio chinês Zhen Hua 10 no Porto de Santos, na semana passada, e a greve nacional de seis horas, as negociações não teriam avançado.

Isso porque, após a paralisação nacional, o Governo concordou em rever alguns pontos da MP, que cria novo marco regulatório para os portos, e fechou um acordo com os sindicalistas.

Em reunião no período tarde, com o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, no Palácio do Planalto, os representantes dos portuários concordaram em não fazer greve até 15 de março.

O Governo, por sua vez, assumiu compromissos, como a formação do que se convencionou chamar 'mesa de diálogo', com previsão dos trabalhos serem concluídos até o dia 15. Até lá, a Secretaria de Portos não enviará, à presidente Dilma Rousseff, proposta de decreto para regulamentar a MP e o Governo não licitará arrendamentos de terminais nem fará concessões portuárias.

Reações

Para o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, a MP "retira direitos, diminui salários e isso a categoria não aceita".

O presidente do Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport), Robson de Lima Apolinário, adverte que "a concorrência desleal dos terminais privados, em relação aos públicos, prejudica os trabalhadores".

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Valdir de Souza Pestana, considera a greve "vitoriosa. Não fosse ela, não seríamos sequer ouvidos pelo Governo".

Uma nova rodada de negociações entre a secretaria de portos e os sindicalistas está marcada para sexta-feira, em Brasília.

Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente