dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Monarquias do Golfo apelam a transferência pacífica do poder na Síria


As monarquias árabes do Golfo pediram hoje àcomunidade internacional para adotar "medidas eficazes" para proteger os civis na Síria e apelou a uma "transferência pacífica do poder".
Num comunicado emitido após a reunião de Jeddah (oeste da Arábia Saudita), os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) "denunciam o prosseguimento dos massacres devido à obstinação do regime em utilizar todas as armas pesadas, incluindo aviões e tanques".
Os seis países (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Kuwait) solicitam ainda à comunidade internacional "para assumir as suas responsabilidades e adotar medidas eficazes para proteger os civis sírios".
Após exortarem à "intensificação dos esforços árabes e internacionais para terminar com o derramamento de sangue", os países do CCG sublinham a necessidade de promover "uma transferência pacífica do poder para concretizar as aspirações do povo sírio".
A reunião proclamou ainda o seu apoio a Lakhdar Brahimi, o novo mediador internacional da Síria.
Em paralelo, foi emitido um apelo "a todas as partes do Líbano para que façam prevalecer o interesse nacional e impeçam as tentativas destinadas a comprometer a segurança e a e estabilidade do Líbano, e envolvê-lo no ciclone da crise síria".
Fonte: Jornal do Brasil/Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente