dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Projeto aumenta validade de passaporte de cinco para dez anos

29/05/2013 - 20h53

Proposta também regulamenta o reajuste da taxa de emissão do documento.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5033/13, do deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ), que estabelece regras para o reajuste da taxa de expedição de passaporte comum e aumenta o período de validade do documento de cinco para dez anos.
Arquivo/ Leonardo Prado
Fernando Jordão
Fernando Jordão: validade restrita do passaporte contribui para o custo elevado de emissão.
Segundo a proposta, o valor da taxa deverá ter como base o valor do ano anterior, acrescido do valor total anual da variação dos custos de confecção, quando houver, incluída a atualização monetária pelo Índice Geral de Preços (IGP).

O valor da taxa de emissão não poderá ser reajustado em período inferior a 12 meses, e é proibido seu aumento sem a demonstração do aumento dos custos de confecção.

“Nós pagamos valor muito alto por nossos passaportes, e esta circunstância se deve também ao fato de a validade do passaporte ser restrita a cinco anos”, argumenta o deputado. Assim, a proposta também eleva para dez anos o prazo de validade do documento. “Esperamos que a fixação do novo prazo reduza à metade os seus custos”, acrescentou.Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Pierre Triboli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente