dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sábado, 25 de maio de 2013

Navios em treinamento de guerra


Publicação: 24 de Maio de 2013 às 00:00

Leandro Cunha - Repórter

Até o dia 3 de junho dois navios da Marinha brasileira e um da Marinha peruana participarão de treinamento conjunto de operação de guerra BRASPER, onde a base será o porto de Natal. A Fragata “Niteroi”, o navio tanque “Marajó” e o Navio Escola da Marinha Peruana “Villavisencio” estão atracados no porto desde a última quarta-feira (22), quando deram início as ações. 

A escolha dos navios para o treinamento deve-se às suas características, pois possuem equipamentos de guerra como armas, radares, bússolas, canhões e outros. As atividades realizadas por brasileiros e peruanos são de integrar operações de ataque, apoio logístico móvel e defesa dentro de um treinamento real. Alem disso, haverá treinamento simulando situações em que as tripulações necessitem estabelecer comunicação. 

De acordo com o capitão Marco Lúcio Malschitzky, comandante da Fragata “Niterói”, o objetivo do treinamento conjunto é preparar as tripulações para diversas situações de guerra. “A intenção de atuar em conjunto é de dar a capacidade de interatividade dos envolvidos, sem contar no estreitamento de laços entre os dois países”, disse ele. As ações serão feitas durante uma semana e não passará de 250 milhas da costa de Natal, área sob a responsabilidade do Comando do 3º Distrito Naval, que integra a Marinha do Brasil no Rio Grande do Norte.

A Fragata da classe “Niterói” é grande o suficiente para participar do treinamento conjunto, com 129 metros. O navio de sete andares, sendo quatro abaixo do nível transitável, tem no seu interior cozinha, dormitórios, sala de reunião e de comunicação. Sem contar nos brasões pregados nas paredes das visitas que fez ao redor do mundo. O navio tanque “Marajó” tem 137 metros e capacidade para 121 homens, sendo 13 oficiais e 108 praças. 

O navio peruano “Villavisencio” é comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Juan Carlos Romaní, saiu de Callao, no Peru, em 22 de abril, realizando escalas em Guaiaquil no Equador, passando pelo Canal do Panamá, La Guaira na Venezuela e Fortaleza no Brasil, antes de chegar a Natal. Os navios estarão abertos a visitação nos próximos dois finais de semana, 25 e 26 de maio e 1 e 2 de junho. 

Experiência importante

O capitão-tenente Brandão Oliveira, contou que já viajou pela Fragata “Niterói” a mais ou menos 25 países, o que considera uma experiência importante. “Essa troca é boa para porque os osficiais vão adquirindo experiências diferentes e se acostumam com o tipo de atividade”, disse. Sobre a distância entre mar e terra, Brandão Oliveira falou que o tipo de treinamento feito durante a semana serve para se adequar as situações reais. 

Haverá ainda a participação do Submarino “Tikuna” e de três aeronaves: um “Esquilo” (UH-12), além de dois caças “Sky Hawk” da Marinha do Brasil.

Navios vão estar abertos à visitação a partir de sábado

Enquanto os treinamentos não começavam para valer, brasileiros e peruanos organizavam com cuidado as embarcações para que nada de errado pudesse acontacer durante as atividades. Segundo o capitão de corveta, Henrique Silva, esse tipo de procedimento é normal quando se pensa em utilizar navios. “As precauções existem por uma questão de segurança para que saia tudo perfeito”, explicou. 

Os três navios envolvidos na operação conjunto farão seus treinamentos durante a semana e nos finais de semana estarão abertos a visitação. Nos próximos dois finais de semana, 25 e 26 de maio e 1 e 2 de junho as pessoas podem ir ao porto de Natal conferir as instalações dos gigantes do mar das 13h às 16h. 

O capitão Marco Lúcio Malschitzky explicou que não haverá limite de pessoas por grupo de visitação, sendo necessário apenas verificar a viabilidade e disponibilidade dos oficiais. A expectativa da Marinha é de receber quatro mil pessoas por final de semana. A recomendação é que o interessado esteja munido de seu documento de identificação.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente