dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 28 de maio de 2013

Franceses investigarão suspeita de uso de armas químicas na Síria

28/05/2013 - 7h42
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da França vão analisar amostras recolhidas na Síria por dois jornalistas que informaram que o Exército do país usa armas químicas contra os opositores ao regime do presidente Bashar Al Assad. Para peritos norte-americanos e britânicos, há indícios, mas não existem provas formais. O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, disse que aumentam as suspeitas sobre a utilização de armas químicas na Síria por parte dos militares do Exército.

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelou ao governo sírio para autorizar que peritos em armas químicas investiguem o país. Não houve ainda respostas sobre o apelo. Há desconfiança de que o uso de armas químicas ocorra por parte dos aliados do governo e também dos opositores.

A crise na Síria dura 26 meses e matou mais de 90 mil pessoas. Os confrontos no país foram deflagrados em março de 2011, pois opositores ao regime Assad insistem que o presidente deve deixar o governo e promover a abertura política.  Assad não aceita.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente