dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 8 de novembro de 2015

Prefeito diz que mineradora errou e vai cobrar responsabilidades

07/11/2015 15h21

Mariana (MG)
Paula Laboissière - Enviada Especial da Agência Brasil
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse hoje (7) que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues. “A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas”, destacou.

Duarte avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos. "Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico".

Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem.

“Foi uma avalanche de lama, uma coisa impressionante”, disse. "Bento Rodrigues não existe mais. Fico imaginando como essa história vai continuar. A situação é bem difícil, completou.

O prefeito destacou que algumas pessoas permanecem ilhadas, mas que não é possível precisar o número no momento. Ao todo, 543 moradores de Bento Rodrigues foram instalados em hotéis de Mariana. 

Edição: Beto Coura

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente