dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Na inauguração do Museu Pelé, ministro Aldo Rebelo diz que Brasil pode se orgulhar do início da Copa

Domingo, 15 Junho 2014 22:24

Fotos: Rafael Brais
Durante a inauguração do Museu Pelé, em Santos, neste domingo (15.06), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, avaliou de forma positiva os primeiros dias de disputa da Copa do Mundo no Brasil. “O país pode se orgulhar do Mundial que está realizando”, disse ele.


“Todo balanço recomenda a precaução e aconselha-se a cautela de esperar o final da Copa. Mas até agora ele é positivo, o país funcionou normalmente, mesmo com o impacto de um megaevento como esse”, afirmou Rebelo, citando os sistemas de mobilidade, saúde, aeroportos e hotelaria.

“Os estádios funcionaram e os equipamentos de mobilidade urbana também responderam à altura. Até agora temos uma Copa de sucesso, com os problemas decorrentes da magnitude de um evento como este, mas nenhum que tenha comprometido algum aspecto fundamental do torneio”, continuou.

Rebelo também elogiou o show que os torcedores têm acompanhado dentro de campo. Em seus quatro primeiros dias, a Copa tem sido marcada por jogos emocionantes, com placares recheados de gols.

“Na parte técnica temos um Mundial excepcional. Espetáculos marcantes, jogos de grande qualidade como o que realizaram Espanha e Holanda (goleada dos holandeses por 5 x 1). Acho que daqui por diante é seguir o padrão estabelecido em todas as partidas e conduzir os trabalhos para o desfecho que é a final no Maracanã no dia 13 de julho”.

O ministro criticou os torcedores que gritaram ofensas à presidenta Dilma Rousseff durante a partida de abertura da Copa, em São Paulo, na quinta-feira (12). “O xingamento ultrapassa o limite da manifestação politica. Foi uma manifestação de intolerância, de falta de respeito, de falta de educação”, classificou. “Pessoas que receberam instrução formal assumiram um comportamento quase selvagem, marcado pelo ódio. É inaceitável em qualquer circunstância, é imperdoável. O espetáculo da abertura da Copa não merecia aquele ato de desrespeito a qualquer pessoa, principalmente, no caso, à figura da Presidenta da República”.

Homengagem ao Rei
Aos 73 anos, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, ganhou a grande homenagem de sua vida. O ex-atleta agora tem um museu só seu em Santos, no litoral paulista, cidade em que se projetou para o mundo. Com investimentos de R$ 50 milhões, o equipamento cultural conta a história do homem Edson Arantes do Nascimento e do mito Pelé com um acervo de 2.400 peças e muita interatividade.

“Agradeço a Deus por me dar saúde para receber esta homenagem em vida”, disse o Rei do Futebol, num rápido pronunciamento. “Ainda era um menino quando fui à Suécia (no Mundial de 1958) achando que todos sabiam sobre o Brasil. Ao chegar lá, percebi que ninguém conhecia nosso país”, contou. “Hoje, nesta inauguração, tem uma Copa do Mundo aqui e todos os olhos estão voltados para cá”, exaltou.

“Perpetuamos a memória de um dos nossos grandes cidadãos. Os feitos de Pelé estão na nossa história e na lembrança de todos”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff em mensagem enviada por vídeo. “Nosso craque merece ser reverenciado, está é uma justa homenagem”, completou.

Presente no evento que abriu o museu, o vice-presidente Michel Temer elogiou a iniciativa e a importância do ex-jogador na promoção do país. “Nós não estamos acostumados a prezar nossas tradições, e agora vejo esse espaço eternizado para o futuro. Daqui a cem anos, Pelé, visitantes vão verificar que seu nome está inscrito na história do país”, disse, dirigindo-se ao anfitrião do dia.

“Aqui imortalizamos a imagem do maior atleta de todos os tempos”, afirmou o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Todos poderão conhecer a trajetória desta história”.

Atrações
O público poderá conhecer o museu a partir desta segunda-feira (16.06), quando o espaço será aberto excepcionalmente, já que seu funcionamento será de terça a domingo, das 9h às 18h – os ingressos custarão R$ 18.

Lá, poderão observar objetos que marcaram a vida e a carreira de Pelé, desde a caixa de engraxate que ele usava na infância em Bauru (SP) para ganhar alguns trocados até uma réplica da taça Jules Rimet entregue especialmente ao ex-atleta.

Uma ala conta com atividades interativas, onde os visitantes poderão ver um holograma de Pelé ou então tentar anotar o milésimo gol como ele fez contra o Vasco, em 1969. Além disso, uma exposição temporária mostra como foram as quatro Copas disputadas pelo Rei, as de 1958, 1962, 1966 e 1970.

“Somos privilegiados por ter jogado com essa fera”, disse o ex-jogador Pepe, um dos grandes parceiros de Pelé no ataque do Santos. “Ficamos eternizados pelo rei da bola”, declarou. “Ele era um jogador único, completo. Ainda é o grande representante do nosso país. É um orgulho fazer parte disso”, completou o ex-volante Clodoaldo.

Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em São Paulo (SP)
Fonte: Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente