dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

terça-feira, 17 de junho de 2014

Terminal de passageiros do porto de Fortaleza é inaugurado com "invasão mexicana"Segunda, 16 Junho 2014 16:54

Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: imprensa@esporte.gov.br

Plantão: (61) 9144-8559

O novo terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (16.06) com uma invasão mexicana à capital cearense. Pelo menos 3,6 mil torcedores chegaram por volta das 5h30 em um navio da empresa MSC. Eles assistirão ao jogo contra a Seleção Brasileira amanhã, na Arena Castelão, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Na quinta-feira, o navio embarca para Recife, onde o time da América Central enfrenta a Croácia no dia 23.


Os torcedores mexicanos foram recebidos no Porto do Mucuripe com apresentações do tradicional forró pé-de-serra e de quadrilhas juninas. “Já deu para perceber que o morador de Fortaleza é muito gentil, receptivo. Estamos adorando aqui e esperamos voltar outras vezes”, disse o mexicano Eliodoro Etchevaria, acompanhado da esposa e de outros dois amigos. Sobre a chance de vencer o Brasil nesta terça-feira, no Castelão, o grupo acha muito difícil e preferiu arriscar no empate como palpite. “Assim fica bom para todo mundo. Ninguém sai chateado”, brincou Jesus Manso.

Já os amigos Armando, José e Júlio, que moram na Cidade do México e estão pela primeira vez no Brasil, foram mais otimistas e arriscaram na vitória mexicana para o confronto diante da Seleção Brasileira. “Vai ser 2 x 1. Estamos acostumados a ganhar do Brasil, como foi nos jogos olímpicos de Londres”, disse Armando, referindo-se à partida decisiva das Olimpíadas - terminou com vitória do México por 2 a 0. No último jogo entre as duas seleções, porém, o time brasileiro ganhou por 2 a 0 na Copa das Confederações de 2013, em jogo disputado também em Fortaleza.

Porto de Fortaleza

Segundo a Companhia Docas do Ceará, empresa que administra o porto, o terminal tem capacidade para receber cerca de 4.500 passageiros por turno, para embarque ou desembarque. O novo complexo, que tem 350 metros de extensão e 13 metros de profundidade, recebeu investimentos de R$ 205 milhões. O valor inclui obra civil, utilidades, mobiliário operacional, licenciamento e compensação ambiental, indenizações, fiscalização e aquisição de equipamentos (scanner, circuito fechado de televisão, raio X, elevador, escada rolante, defensas, entre outros).

O novo terminal de passageiros de Fortaleza, que está previsto na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo, é adequado para receber os principais cruzeiros do mundo. Além disso, o prédio da estação de passageiros poderá ser adaptado para a realização de eventos, como exposições de arte ou lançamentos de livro.

De acordo com o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, o novo empreendimento atende às demandas de expansão identificadas no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Fortaleza para os próximos 30 anos. “De 2007 para cá dobramos a movimentação de cargas. Em abril de 2014 atingimos 506 mil toneladas de importação e exportação, crescendo 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou Holanda, citando a movimentação de cargas do porto.

Turistas no Ceará

Pelo menos 10 mil mexicanos são esperados em Fortaleza para acompanhar a partida entre Brasil e México. Segundo dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), além do navio, 16 voos fretados da empresa AeroMexico desembarcam entre hoje e amanhã na capital cearense. Outros 25 ônibus estão vindo de Natal, onde o time mexicano enfrentou a Croácia no último dia 13. “Viemos para ganhar”, brincou a torcedora Maria Iraies. No total, a capital cearense receberá em torno de 350 mil turistas durante a Copa do Mundo. Deste, 140 mil devem ser estrangeiros, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará.

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza (CE)
Fonte: Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente