dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Uma alteração no atual cenário monetário brasileiro pode ocorrer caso o Fed confirme seu programa de estímulos.


A possibilidade de um novo pacote de estímulos do Federal Reserve (Fed, banco central americano) gerou uma rodada de ganhos das principais divisas mundiais frente ao dólar nesta quinta-feira (23/8).
O Dollar Index, índice que mede a variação da moeda americana frente a uma cesta de divisas, recuava 0,14%, aos 81.368 pontos.
No Brasil, entretanto, com o câmbio rigorosamente controlado pelas autoridades, o movimento foi inverso, e a moeda americana voltou a se valorizar frente ao real, com uma alta de 0,29%, a R$ 2,025 para venda.
"Nosso câmbio está preso em uma camisa de força", pondera João Medeiros, diretor da Pionner Corretora.
Uma alteração no atual cenário monetário brasileiro pode ocorrer caso a autoridade americana confirme seu programa de estímulos, o que tende a trazer uma pressão de baixa para o dólar.
A elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a compra de dólares pelo BC no mercado à vista são algumas das opções que a autoridade certamente irá adotar caso o fluxo originado pela ação do Fed comece a pressionar a cotação do dólar no país, diz Medeiros.
A rolagem dos contratos de swap com vencimento em setembro, que não deve ser feita pelo BC, é mais um mecanismo que busca segurar a taxa cambial acima dos R$ 2,00.
Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente