dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SEP entregará dados do canal do Porto à Marinha em 30 dias


30/08/12- 17:57

Os resultados da nova batimetria (exame que verifica a profundidade de uma área) do trecho1do canal de navegação do Porto de Santos serão entregues em 30 dias, prometeu a Secretaria de Portos (SEP) durante a reunião com a Marinha realizada na última semana, no Rio de Janeiro.

O envio dos dados será necessário, pois a Autoridade Marítima identificou alguns pontos nesse trecho com profundidade inferior aos 15 metros previstos no projeto de dragagem. A parte 1 do canal vai da Barra (região da costa, na direção da Baía de Santos, onde os navios permanecem enquanto aguardam uma vaga para atracar no Porto) até o entre posto de pesca.

A análise da batimetria é feita pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e leva cerca de um mês. Para que o novo material esteja adequado às exigências do órgão e a profundidade da área possa ser homologada, o trecho passa por dragagem de manutenção. A intenção da Codesp é que haja maior agilidade na liberação desta parte do canal. Para isso, a estatal firmou uma parceria com a Marinha, de forma que ambas processem juntas as informações.

Além dos dados do trecho 1, serão entregues os resultados do exame no trecho 2 (do entreposto de pesca até o Armazém 6). O passo seguinte é providenciar os dos trechos 3 (do Armazém 6 ao Paquetá) e 4 (do Paquetá à Alemoa). A expectativa é de que, até o final do ano, todo o canal esteja homologado para 15 metros.

Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente